Publicado em 28 set 2021

A gestão das características do produto em sistemas espaciais

Redação

A aplicação de conceitos e técnicas de gestão de projetos relacionados ao espaço envolve os requisitos básicos e os princípios gerais, desde a definição dos objetivos da missão até a disposição final. Exige que o gestor dos projetos espaciais trate de uma variedade de questões que são bastante exclusivas daquelas enfrentadas em outros tipos. Essas questões normalmente se enquadram em duas categorias básicas: um alto grau de incerteza em relação ao escopo do projeto geral durante o sistema proposto e o estágio de estratégia de desenvolvimento de carga útil que apoia os requisitos da missão do projeto, bem como a falta de experiência anterior na implementação de uma gestão de projeto disciplinado e padronizado de abordagem para esses tipos de projetos. Os projetos espaciais envolvem a abordagem integrada à definição, desenvolvimento, produção, verificação, operação e descarte do produto em resposta aos objetivos do projeto do cliente por meio de várias fases do ciclo de vida do projeto espacial, como os requisitos da missão e estudos conceituais, a definição de conceito e projeto preliminar, o projeto detalhado/teste funcional, a produção/fabricação e as operações. Isso tudo consiste em três processos inter-relacionados: engenharia, produção e operações, cada um dos quais influencia e é influenciado pelos outros dois. O objetivo da gestão de projetos espaciais é, primeiro, conceber e definir, e depois implementar um plano no qual a relação entre esses três processos seja otimizada. A implementação de uma abordagem de gestão de projeto espacial eficaz fornecerá aos gestores de projeto na indústria espacial uma técnica necessária que aumentará a probabilidade de sucesso dos projetos, otimizando os processos necessários, resultando em um benefício claro para eles, para a equipe de projeto e os clientes. Para esse setor, deve-se entender os requisitos da gestão das características do produto, incluindo sua classificação, a fim de destacar as áreas do produto nas quais são aplicadas determinadas atenções, controles ou inspeções.

Da Redação – 

Para uma abordagem eficaz da gestão de projetos usada no planejamento, monitoramento e controle de projetos espaciais, existem várias funções, responsabilidades, práticas e procedimentos aplicáveis e no desenvolvimento de tecnologia espacial para garantir a transição eficiente de novas tecnologias em sistemas espaciais para missões planejadas. Deve-se examinar e discutir as seguintes áreas-chave da gestão eficaz de projetos espaciais: o gestor de projetos em projetos relacionados ao espaço, o ciclo de vida do projeto espacial, o plano de implementação do projeto (PIP), a gestão de implantação de projeto de desenvolvimento de tecnologia espacial e a aplicação e aceitação da abordagem padrão de gestão de projetos espaciais para o século 21.

Como em outros ambientes de projeto, o gestor de projeto espacial deve ser um generalista, um construtor de equipes e um líder, um tomador de decisões com a função de planejar e controlar a interface entre as várias atividades funcionais da gestão. Ela deve ser o responsável por gerenciar com eficácia o sistema de fluxo de itens de trabalho do projeto ao longo de seu ...

Artigo atualizado em 28/09/2021 06:41.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica