A competência dos organismos para auditar os sistemas de gestão da energia
Redação
Para realizar uma auditoria, o pessoal deve apresentar a evidência de auditoria que é uma informação documentada, apresentação de fatos ou outras informações pertinentes aos critérios de auditoria e verificáveis. A evidência de auditoria pode ser qualitativa ou quantitativa. A duração da auditoria envolve a parte do tempo de auditoria despendido que conduzi atividades de auditoria desde a reunião de abertura até a reunião de encerramento. As atividades de auditoria normalmente incluem: a condução da reunião de abertura; a realização de análise crítica da documentação enquanto é conduzida a auditoria; a comunicação durante a auditoria; a designação de papéis e responsabilidades de guias e observadores; a coleta e a verificação de informação; a geração de constatações de auditoria; a preparação das conclusões; e a condução da reunião de encerramento. O tempo de auditoria seria o tempo necessário para planejar e concluir uma auditoria completa e efetiva do sistema de gestão da organização do cliente. Há requisitos normativos de competência, consistência e imparcialidade em auditorias e certificação da NBR ISO 50001, de sistemas de gestão da energia (SGE) para os organismos que fornecem estes serviços. Para garantir a eficácia da auditoria do SGE, os requisitos abordam o processo de auditoria, os requisitos de competência para o pessoal envolvido no processo de certificação para o SGE, a duração das auditorias e a amostragem de multi-instalações.
Da Redação –
Há parâmetros normativos específicos para a determinação do tempo de auditoria e amostragem de organizações com instalações em vários locais. O organismo de certificação deve implementar os parâmetros normativos quando os requisitos forem diferentes daqueles contidos em outros documentos, exceto os requisitos de esquema ou requisitos legais.
No caso de certificação de terceiros acreditados, é possível que o organismo de certificação tenha que aplicar documentos relevantes adicionais (como documentos obrigatórios do IAF), dependendo da situação. O tempo de auditoria deve ser determinado com base em uma combinação do número de funcionários efetivos do SGE e um fator de complexidade, que é detalhado na norma. O tempo de auditoria pode ser ajustado devido a uma variedade de fatores.
Ao determinar o pessoal efetivo do SGE, o processo deve começar com todo o conjunto de pessoas em potencial, incluindo todo o pessoal permanente, de tempo integral, temporário e de tempo parcial. Além disso, os contratantes ou prestadores de serviços externos que afetem o desempenho energético ou a melhoria do desempenho energ...