Publicado em 23 jul 2024

A calibração dos termopares por comparação com instrumento-padrão

Redação

Os usuários devem saber que existe uma metodologia de calibração de termopar por comparação com instrumento-padrão, que descreve a preparação, os artefatos e padrões, montagem, coleta e tratamento de dados, bem como a elaboração do certificado ou relatório. Além do método de calibração, pode-se destacar os cuidados na inspeção e preparação do termopar, como características construtivas, resistência de isolação e tratamento térmico (recozimento). O cálculo de incerteza e o ajuste de curva também são tratados nas especificações que são importantes para os seguintes segmentos: os usuários de instrumentos de medição de temperatura; os laboratórios de calibração; os fabricantes de instrumentos e sensores de temperatura; e as instituições e órgãos de regulamentação ou acreditação de laboratórios. Há parâmetros normativos para o método de calibração de termopar, por comparação da força eletromotriz termoelétrica (fem) gerada pelo termopar em calibração com a temperatura estabelecida pelo instrumento-padrão. Essas calibrações indicadas abrangem a faixa de temperatura de – 200 °C a 1.600 °C e não se aplicam à calibração de termopares utilizados para medição de temperatura de superfície.

A força eletromotriz termoelétrica de um termopar é aquela gerada por um termopar a partir da diferença de temperatura entre a junção de medição e a junção de referência, sob condição de corrente elétrica zero e o instrumento-padrão deve ser adequadamente calibrado, com erros e incertezas conhecidos, rastreado a padrões nacionais ou por órgãos de reconhecida credibilidade. A quantidade e o valor dos pontos de calibração podem ser acordados entre o laboratório e o cliente.

Recomenda-se a calibração em no mínimo três pontos distribuídos uniformemente ao longo da faixa de utilização. Se for solicitado o ajuste de curvas, deve ser considerada e avaliada a quantidade mínima de pontos a serem calibrados, de maneira a atender aos requisitos do ajuste de curvas.

O instrumento-padrão e o termopar em calibração devem ser inseridos no meio térmico, e seus terminais devem ser conectados ao instrumento de medição, quando necessário. Caso o instrumento de medição do termopar em calibração possua compensação automática da junção de referência, o termopar deve ser ligado diretamente ao instrumento. Caso não possua, o termopar em calibração dev...

Artigo atualizado em 22/07/2024 10:37.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica