Publicado em 10 jan 2023

Os perigos do ascarel usado como fluido isolante em equipamentos elétricos

Redação

O ascarel é um líquido isolante elétrico constituído por uma mistura de 60% a 40% de triclorobenzeno e por igual proporção de bifenilas policloradas, com boas características dielétricas e estabilidade térmica e química, utilizados como isolante em equipamentos elétricos, sobretudo em transformadores e capacitores. As bifenilas policloradas (PCB - polychlorinated biphenyls) são hidrocarbonetos aromáticos clorados, constituídos por um grupo bifenila (dois anéis benzênicos unidos por uma única ligação carbono-carbono), cujos átomos de hidrogênio podem ser substituídos por até dez átomos de cloro. São uma família de hidrocarbonetos aromáticos clorados sintéticos, com boas propriedades térmicas e elétricas. Estas propriedades, combinadas com a estabilidade química, tornaram as bifenilas policloradas úteis em numerosas aplicações comerciais. Entretanto, sua estabilidade química e resistência à biodegradação deram origem a uma preocupação relacionada à poluição ambiental, higiene e segurança do trabalho. Com a preocupação crescente sobre o impacto ambiental das PCB, são proibidos, desde 1981, a comercialização e o uso de PCB em todo o território nacional. Em 2005, o Brasil ratificou a Convenção de Estocolmo, com o compromisso de retirar totalmente de uso das PCB até o ano de 2025. Há uma preocupação com a bioacumulação ou um fenômeno pelo qual uma substância química atinge uma concentração maior nos tecidos de um organismo do que no ambiente ao redor (água, sedimento, solo e ar), por meio da captação principalmente pela via respiratória e pela ingestão. O resíduo de PCB seria qualquer substância ou objeto, indicados a seguir, de que o seu detentor se desfaça ou tenha a intenção ou a obrigação de se desfazer: óleo isolante ascarel; qualquer líquido isolante cujo teor de PCB seja maior ou igual a 50 mg/kg, quando ensaiado; os materiais usados para contenção e/ou absorção de PCB, cujo teor de PCB seja maior ou igual a 50 mg/kg, bem como os recipientes de materiais líquidos ou sólidos ou outros materiais permeáveis contaminados por PCB; os equipamentos elétricos contendo líquido isolante, classificados como ascarel; os equipamentos elétricos, bem como recipientes que apresentem, no óleo isolante, teor de PCB maior ou igual a 50 mg/kg, quando ensaiados; qualquer material impermeável que contenha teor de PCB maior que 100 µg/dm² em sua superfície. Há requisitos normativos sobre as características e os riscos para ascaréis utilizados em equipamentos elétricos como líquido isolante, bem como para estabelecer as orientações quanto à gestão de equipamentos com PCB ou contaminados com PCB, para o manuseio, acondicionamento, rotulagem e armazenamento.

Da Redação – 

As bifenilas policloradas (PCB) são produtos químicos tóxicos e persistentes usados principalmente como fluidos isolantes em equipamentos elétricos como transformadores em usinas de energia, plantas industriais, telecomunicações e linhas de serviços públicos e em grandes edifícios em todo o país. Os PCB têm um líquido pesado, consistência semelhante a óleo e as suas propriedades os tornam comercialmente atraentes: um alto grau de estabilidade química, baixa solubilidade em água, baixa pressão de vapor, baixa inflamabilidade, alta capacidade de calor, baixa condutividade elétrica e consistência dielétrica favorável.

Os PCB estão amplamente dispersos no meio ambiente e estão em baixas concentrações em todo o mundo. Essa dispersão ocorreu porque foram implementados procedimentos de controle inadequados para evitar que centenas de milhões de litros de PCB fossem usados e descartados de maneira inadequada. Isso é particularmente preocupante porque, quando expostos ao meio ambiente, os PCB não são biodegradáveis, ou seja, não se decompõem nem se separam em arranjos químicos, podendo resultar em câncer e outros pr...

Artigo atualizado em 10/01/2023 04:00.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica