Publicado em 03 mai 2022

A qualificação e a certificação para a inspeção de estruturas de concreto

Redação

A inspeção de estruturas de concreto é um conjunto de procedimentos técnicos e especializados que compreendem a coleta de dados necessários e a formulação de diagnóstico e prognóstico da estrutura, visando manter ou restabelecer seus requisitos de segurança estrutural, de funcionalidade e de durabilidade. A recuperação é um conjunto de procedimentos e intervenções necessários à reconstituição dos requisitos de segurança estrutural e de durabilidade, originalmente previstos para a estrutura e o reforço é um conjunto de procedimentos e intervenções a serem implementadas no sentido de dotar a estrutura. de novos requisitos de segurança estrutural e de durabilidade em relação à sua concepção original ou vigente. Pode-se dizer que o concreto é um dos principais materiais utilizados no ramo da construção civil, encontrado na maior parte das obras (edifícios, pontes, usinas hidrelétricas entre outras construções). As estruturas dele são denominadas estruturas de concreto armado, formadas basicamente pela composição de concreto e aço, geralmente são encontradas na forma de pilares, vigas e lajes. Entretanto, a execução e manutenção desse método construtivo devem ser realizadas rigorosamente, assim evitando as chamadas patologias. Igualmente, as armaduras de aço têm extrema importância em se tratando de resistência a tração nas estruturas de concreto armado. Elas por sua vez também correm riscos patológicos, ou seja, problemas com oxidação. Existem dois tipos de oxidação, a oxidação superficial é um mecanismo genético que pode ocorrer mesmo com a ausência de água, como o nome já diz, trata-se de um efeito superficial que não afeta a seção da barra e consequentemente não afeta sua resistência, podendo ser utilizada normalmente. O outro fenômeno é conhecido como corrosão, este é um fenômeno que gera uma crosta de ferrugem que se solta das barras, alterando sua seção e comprometendo sua resistência. A corrosão ocorre geralmente quando o aço entra em contato com a água e oxigênio. Ter conhecimento e saber diagnosticar possíveis causas e soluções para patologias podem evitar problemas futuros, sendo eles problemas simples que podem ser corrigidos com pequenos reparos ou até problemas graves como desastres ou a condenação da obra. É responsabilidade do engenheiro atender todas as expectativas do cliente, portanto é essencial que se evite possíveis patologias. Os problemas patológicos podem resultar em custos não previstos no projeto ou atraso na entrega da obra. Eles têm impacto direto sobre a vida útil dos elementos estruturais e na segurança dos civis ao seu redor. Existem parâmetros normativos para qualificação e certificação de pessoal para inspeção de estruturas de concreto.

Da Redação – 

Segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a inspeção rotineira é uma atividade que tem como objetivo principal avaliar o estado de conservação de estruturas de concreto, fornecendo diretrizes para uma manutenção eficaz e de custo benefício adequado. Com ambas as práticas, podem ser cumpridas as funções para as quais a estrutura foi construída e, possivelmente, ser estendida a sua vida útil.

Em geral, a inspeção rotineira limita-se à avaliação da integridade da estrutura e a sua deterioração frente a condições específicas (ambiental e de utilização). Outros propósitos da avaliação seriam: viabilizar mudança de uso ou de aspecto da estrutura; viabilizar ampliação da estrutura ou sua adaptação às exigências de normalizações vigentes; capacitar a estrutura para suportar carga adicional ou para resistir a danos estruturais (acidentes ou má utilização).

A atividade de inspeção de estruturas de concreto faz uso de diferentes técnicas, sendo a principal delas o exame visual detalhado da estrutura. Com base na intensidade e gravidade das manifestações patológicas observadas neste exame, acrescido do...

Artigo atualizado em 02/05/2022 04:08.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica