Publicado em 01 abr 2025

A aprovação da soldagem e aceitação das peças de ferro fundido recuperadas

Redação

A soldagem a quente é um processo de recuperação no qual a peça deve ser preaquecida a uma temperatura entre 400ºC e 600ºC, sendo mantida durante todo o tempo de recuperação e a soldagem a frio é o processo de recuperação no qual a peça não deve sofrer nenhum preaquecimento, e a temperatura máxima permissível que esta pode atingir durante a recuperação é de 200ºC. É necessária a autorização do cliente para a recuperação de peças e não se devem recuperar peças cujos defeitos comprometam seu  desempenho. Existem princípios normativos que fixam as condições exigíveis para a aprovação do procedimento de soldagem e aceitação das peças de ferro fundido recuperadas por soldagem, abrangendo a recuperação por soldagem de peças de ferro fundido cinzento, nodular e maleável.

Como o ferro fundido é amplamente utilizado e ainda vem se expandindo cada vez mais, substituindo o aço por exemplo, procura-se obter meios de recuperação para componentes fabricados com este material. O objetivo é que custos com sucateamento das mesmas sejam reduzidos, assim, consequentemente reduzindo também, o custo de fabricação destes materiais resultando em uma maior atratividade para utilização desta liga de ferro fundido ao invés de componentes soldados ou aço fundido.

Os processos comumente utilizados na recuperação de peças de ferro fundido nodular, são os de revestimentos por deposição de material em peças com superfícies desgastadas, como em engrenagens, o preenchimento de defeitos em trincas superficiais e internas e a junção de componentes quebrados, como em polias.

O local recuperado por solda deve ser submetido ao ensaio por líquido penetrante que deve ser feito nas peças, a fim de constatar o nível de fusão entre o metal de base e o material depositado, possibilitando assim a constatação de eventuais defeitos superficiais. Para este ensaio, a superfície da região soldada deve estar devidamente esmerilhada.

Para o ensaio...

Artigo atualizado em 02/04/2025 10:17.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica