Publicado em 23 jul 2024

A qualificação do profissional para a pintura de obras imobiliárias

Redação

Essa pessoa normalmente deve ser treinada para utilizar as técnicas de pintura para aplicar tintas em superfícies diversas, como paredes, telas, objetos e veículos, com o objetivo de criar efeitos estéticos e/ou proteger e preservar os materiais. O profissional pode atuar em empresas de construção, estúdios de arte, restauração de obras de arte, etc. Há requisitos normativos para estabelecer o perfil de competências do pintor de obras imobiliárias. Deve trabalhar com a aplicação de tintas, cores e outros materiais em superfícies, geralmente com o objetivo de criar imagens, desenhos ou texturas. O trabalho de um pintor pode envolver a criação de obras de arte, a pintura de paredes, tetos, móveis ou outros objetos, bem como a restauração de pinturas antigas ou danificadas. Para realizar seu trabalho, precisa ter habilidades técnicas para escolher as tintas e outros materiais adequados para cada superfície, bem como conhecimentos de composição e harmonia de cores. Além disso, um pintor também precisa ter um bom senso de organização e planejamento, pois muitas vezes é necessário lidar com prazos apertados e gerenciar vários projetos ao mesmo tempo. E é importante ter cuidado e atenção aos detalhes para garantir que a pintura seja realizada com qualidade.

Da Redação – 

Os parâmetros normativos estabelecem o perfil desejado de competências e do pintor de obras imobiliárias para qualificar pessoas para atuarem nesta qualificação profissional do setor da construção civil e criar as bases para o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade dos profissionais da construção civil. Entende-se por competência o desenvolvimento e mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes nas dimensões educacionais, técnica, econômica, social, política, ética, cultural e ambiental, considerando-se relações pessoais e interpessoais.

Ela pode ser expressa, fundamentalmente, pela capacidade de responder satisfatoriamente às exigências de uma qualificação profissional, com a mobilização de recursos e a participação consciente, crítica e ativa no mundo do trabalho e na esfera social. Neste contexto, os agentes do setor da construção civil consideram as necessidades de assegurar a qualidade dos serviços prestados pelos seus profissionais; produzir mais, em menos tempo e com adequação técnica; desenvolver os profissionais para acompanhar os avanços tecnológicos dos produtos e processos constr...

Artigo atualizado em 22/07/2024 11:53.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica