Publicado em 23 jul 2024

A manufatura brasileira avança em digitalização, mas a indústria 4.0 ainda não

Redação

A segunda edição do Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) da Manufatura mostrou o avanço, registrando média geral de 0,71 pontos, frente a 0,52 pontos em estudo de 2019. A pandemia foi o fator determinante para avanço da transformação digital das indústrias nacionais.

Angela Gheller – 

As indústrias brasileiras avançam na digitalização das operações, mas a Indústria 4.0 ainda é uma realidade distante para a maioria, aponta a 2ª edição do Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) da Manufatura. O estudo, realizado pela TOTVS em parceria com a h2r insights e trends, registrou que os players da manufatura brasileira evoluíram no ganho de produtividade tecnológica nos últimos cinco anos, obtendo média de 0,71 pontos – em uma escala de 0 a 1 –, frente ao resultado de 0,52 pontos registrados em 2019.

O IPT tem como objetivo avaliar o uso, internalização e ganho de performance a partir da adoção de sistemas de gestão e tecnologias complementares. O comparativo de cinco anos mostra que, embora o setor seja tradicionalmente visto como menos suscetível à disrupção digital rápida, a transformação digital está em curso e impactando várias áreas do setor, da produção à logística e interação com o cliente. Em 2019, 79% das empresas estavam em posição intermediária no que diz respeito a maturidade tecnológica, no segundo e terceiro quartis do IPT (0,25 a 0,75 pontos) e hoje houve uma mudança importa...

Artigo atualizado em 22/07/2024 11:47.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica