Publicado em 21 mar 2023

A segurança para projeto de equipamentos de elevação de cargas

Redação

As operações de elevação são inerentes a muitas ações na indústria, principalmente na construção civil. Elas podem ser executadas manualmente ou usando equipamentos de elevação, sendo que as operações de elevação manual e mecânica podem colocar os trabalhadores em risco de lesões ou problemas de saúde, causando faltas ao trabalho ou invalidez. Os custos de acidentes e problemas de saúde relacionados com as operações de elevação são imensos. Assim, uma operação de elevação é aquela operação relacionada com a elevação e abaixamento de uma carga. Uma carga é o item ou itens sendo levantados que podem incluir uma pessoa ou pessoas. Uma operação de elevação pode ser realizada manualmente ou usando equipamento de elevação. Levantar, segurar, abaixar, carregar ou mover manualmente é muitas vezes referido como ''movimentação manual de cargas. As operações de elevação ocorrem durante o transporte do material do local de armazenamento para o local onde está sendo processado e durante o processamento dos materiais. Uma carga pode incluir qualquer material ou pessoas que são levantadas ou abaixadas por equipamentos de elevação. Há regras básicas de segurança obrigatórias ditadas pela norma técnica para o projeto de equipamentos de elevação de carga.

Um equipamento de elevação inclui os que são utilizados na operação de levantar ou abaixar cargas ou pessoas, incluindo os acessórios para ancorar, fixar ou apoiar o equipamento. Existe uma vasta gama de equipamentos de elevação na indústria da construção. Exemplos típicos são descritos a seguir.

Um guindaste é um dispositivo usado para levantar ou abaixar uma carga por meio de um tambor ou roda de elevação em torno do qual a corda ou corrente se enrola. Pode ser operado manualmente, acionado eletricamente ou pneumaticamente e pode usar corrente, fibra ou cabo de aço como meio de elevação.

A grua é um tipo de máquina, geralmente equipada com guindaste, cabos de aço ou correntes e roldanas, que pode ser utilizada para levantar e abaixar materiais pesados e movimentá-los horizontalmente. Para a elevação de pessoas usa-se uma plataforma de trabalho aéreo, plataforma de trabalho elevatória ou plataforma de trabalho elevatória móvel que é um dispositivo mecânico usado para fornecer acesso temporário para pessoas ou equipamentos a áreas inacessíveis, geralmente em altura.

Acessórios de elevação significa um componente ou equipamento não ...

Artigo atualizado em 21/03/2023 04:41.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica