Publicado em 07 fev 2023

A Qualidade dos poços de visita e de inspeção em concreto armado

Redação

O poço de inspeção (PI) é formado por um conjunto de módulos sobrepostos, com diâmetro ou menor dimensão superior ou igual a 600 mm, composto por dois ou mais elementos e utilizado somente para inspeção: base + laje com tampão ou base + anel + laje com tampão. Já o poço de visita (PV) é um conjunto de módulos sobrepostos, com diâmetro ou menor dimensão igual ou superior a 1.000 mm, composto por três ou mais elementos, que permita o acesso de pessoas: base + anel + cone e laje com tampão ou base + laje de redução + anel e laje com tampão. Em resumo, é uma câmara abaixo do nível do pavimento, visitável através de um tampão no topo com o intuito de facilitar a inspeção, desobstrução, reparo e troca de canalizações. É comumente instalado em pontos de curvas, junções e degraus. A grande maioria é confeccionada de concreto, que têm como inconveniências a falta de estanqueidade com a movimentação natural do solo e o elevado custo. instalação (normalmente urbana) por onde se tem acesso às redes de serviços subterrâneos — tais como esgoto, telefone, energia elétrica e acesso aos córregos e rios canalizados e cobertos, etc. Eles podem ser de três tipos, de acordo com o método construtivo utilizado: em anéis pré-moldados de concreto; em concreto armado; e em alvenaria com blocos de concreto ou com tijolos cerâmicos maciços. Sem o poço de visita, não é possível construir um sistema de esgoto funcional. Afinal, são essas as estruturas que complementam as redes coletoras de esgoto, que são posicionados nos pontos em que houver interligação de trechos, mudanças de diâmetro, de nível ou de direção, além de servirem como acesso para manutenção. Em sua construção, deve-se cumprir obrigatoriamente os requisitos normativos para a fabricação, o controle da qualidade e o recebimento dos módulos de concreto armado pré-moldados, para a execução de poços de visita ou inspeção de sistemas enterrados, como, por exemplo, redes de distribuição de água, drenagem, eletricidade, telefonia, gás, coleta de esgoto sanitário ou demais serviços correlatos.

Da Redação – 

O PV é uma câmara destinada a permitir visitas de técnicos para inspeção e trabalhos de manutenção preventiva ou corretiva nas tubulações da rede coletora de esgotos, função similar à das caixas de inspeção instaladas no ramal interno de esgotos dos imóveis, ou seja, permitir o acesso às tubulações enterradas sem que haja a necessidade de se fazer escavações no solo. Também têm a função de interligar diferentes redes de tubulações. Estes poços são construídos usando-se tubos de concreto enterrados no sentido vertical, entre o nível da rua e o nível onde estão enterradas as tubulações. O poço recebe uma tampa de concreto onde há um tampão de ferro no centro da peça.

Os PI têm uma construção semelhante, porém utilizam tubulações de menor diâmetro e não permitem a entrada e descida de técnicos. Os terminais de limpeza são tubulações de pequeno diâmetro instaladas no sentido vertical, que permitem a injeção de água pressurizada para a lavagem e desentupimento de trechos da rede de esgotos. Quanto maior a quantidade dessas estruturas ao longo das redes coletoras de esgotos, maior a garantia de acesso e facilidad...

Artigo atualizado em 07/02/2023 04:57.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica