Publicado em 21 jun 2022

A conformidade dos blocos vazados de concreto simples para alvenaria

Redação

O bloco vazado de concreto simples é um componente para execução de alvenaria, com ou sem função estrutural, vazado nas faces superior e inferior, cuja área líquida é igual ou inferior a 75% da área bruta e o concreto deve ser constituído de cimento Portland, agregados e água. Possuem formato de paralelepípedo e dois furos grandes na vertical. Eles são utilizados na construção de paredes e muros. A principal diferença entre o bloco e o tijolo é que os furos do bloco são na vertical, enquanto os furos do tijolo são na horizontal. Em geral, o bloco tem dimensões maiores que as do tijolo. Outra diferença é o tamanho dos furos. No bloco vazado, a área dos furos é de até 75% da área total do bloco, permitindo a passagem de tubulações e ferragem por dentro dos furos. Os blocos são feitos de tamanhos diferentes, de forma que o seu encaixe facilite a construção. Também são classificados de acordo com a sua resistência, que é medida em MPa): classe A: = 6 MPa, classe B: = 4 Mpa, classe C: = 3 Mpa. Os três principais tipos são: bloco inteiro, meio bloco e canaleta. O bloco inteiro, normalmente de dois furos, é assentado de forma alternada, para garantir a amarração da parede. Os seus furos coincidem na vertical, permitindo a passagem de barras de aço e canalizações hidráulicas ou elétricas. Os projetistas devem entender os requisitos normativos para produção e aceitação de blocos vazados de concreto simples, destinados à execução de alvenaria com ou sem função estrutural, além dos métodos de ensaio para análise dimensional e determinação da absorção de água, da área líquida, da resistência à compressão e da retração por secagem, em blocos vazados de concreto simples para alvenaria.

Da Redação – 

Os blocos são feitos de um concreto especialmente desenvolvido para esta finalidade. Na fábrica, o cimento, agregados, água e aditivos são dosados e misturados de forma controlada para garantir a resistência de bloco de concreto. Após homogeneização da mistura, a massa obtida é vibrada e prensada dentro de um molde para adquirir o formato do bloco. O desmolde é feito antes da cura do concreto.

Após a desmolda, os blocos são levados para uma câmara com temperaturas médias de 80°C e umidade de 100% para que o concreto atinja a cura rapidamente. Dois dias após o processo de cura, são realizados os testes de resistência, conferência de medidas e demais características. Somente lotes com resistências e medidas verificadas devem ser postos no mercado.

Os blocos de concreto são componentes usados em construções para pavimentação, vedação vertical (paredes e muros) ou ainda podem possuir função estrutural. A depender de cada função, terão formatos e especificações distintas. quando apresentam função estrutural, conferem certa limitação ao projeto de edificações residenciais multifamiliares.

Para uso em ...

Artigo atualizado em 21/06/2022 07:19.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica