Publicado em 21 set 2021

A certificação para os prestadores de serviços da indústria petroquímica

Redação

Os hidrocarbonetos constituem o petróleo bruto e o gás natural, substâncias que ocorrem naturalmente nas rochas da crosta terrestre. Essas matérias primas orgânicas são criadas pela compressão de restos de plantas e animais em rochas sedimentares como arenito, calcário e xisto. A própria rocha sedimentar é um produto de depósitos em oceanos antigos e outras massas de água. À medida que camadas de sedimentos foram depositadas no fundo do oceano, os restos de plantas e animais em decomposição foram integrados à rocha em formação. O material orgânico eventualmente se transforma em óleo e gás após ser exposto a temperaturas e faixas de pressão específicas nas profundezas da crosta terrestre. O petróleo e o gás são menos densos que a água, por isso migram através de rochas sedimentares porosas em direção à superfície da Terra. Quando os hidrocarbonetos ficam presos sob a rocha de cobertura menos porosa, forma-se um reservatório de óleo e gás. Esses reservatórios de petróleo e gás representam as fontes de petróleo e gás. Os hidrocarbonetos são trazidos à superfície por meio da perfuração da rocha de cobertura e para dentro do reservatório. Uma vez que a broca atinge o reservatório, um poço produtivo de petróleo ou gás pode ser construído e os hidrocarbonetos podem ser bombeados para a superfície. Quando a atividade de perfuração não encontra quantidades comercialmente viáveis de hidrocarbonetos, o poço é classificado como seco, que normalmente fica obstruído e abandonado. A certificação dos fornecedores da indústria petroquímica deve ser baseada na API SPEC Q2:2021 - Quality management system requirements for service supply organizations for the petroleum and natural gas industries que define os requisitos do sistema de gestão da qualidade (SGQ) para as organizações fornecedoras das indústrias de petróleo e gás natural. Destina-se a ser aplicada à execução de serviços para a indústria de petróleo e gás natural. Isso inclui, mas não está limitado, a atividades como construção, intervenção, produção e abandono de poço, bem como reparo/manutenção/configuração de produtos relacionados ao serviço.

 

Da Redação – 

O setor de serviços, suprimentos e manufatura de petróleo consiste em empresas que fornecem o equipamento especializado e as habilidades necessárias para perfurar, testar, produzir, manter e recuperar os poços de petróleo bruto e gás natural. Muitos desses negócios envolvem o desenvolvimento e o uso de tecnologia altamente avançada, pois a demanda por petróleo e gás no mundo vem crescendo nas últimas décadas.

Isso é impulsionado por muitos fatores, incluindo o aumento das atividades econômicas globais. A exploração e a produção de recursos de petróleo e gás responderam a essa demanda por meio da extração mais eficiente de hidrocarbonetos em todo o mundo, com os serviços de petróleo e gás. Esses serviços são considerados uma parte de apoio para as empresas de exploração e produção de petróleo.

São serviços que incluem os de manutenção, completação, produção, abastecimento e suporte logístico de poços de petróleo, tanto onshore quanto offshore. Em geral, o mercado de serviços de campos petrolíferos contém serviços de campos petrolíferos, em que as empresas fabricam, reparam e mantêm equipamentos usados ...

Artigo atualizado em 21/09/2021 12:59.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica