Publicado em 06 set 2022

A conformidade das paredes de concreto moldadas no local da construção

Redação

A parede de concreto é um elemento estrutural autoportante, moldado no local, com comprimento maior que dez vezes sua espessura e capaz de suportar carga no mesmo plano da parede. O dimensionamento é válido quando o elemento tiver comprimento maior que dez vezes a espessura. Quando moldadas in loco, é equivalente a uma parede de concreto que foi feita no local onde está sendo trabalhada a construção. Trata-se de um expediente construtivo racionalizado bastante utilizado atualmente. A partir disso, pode-se dizer que esse sistema consiste na moldagem de paredes e lajes maciças de concreto armado com telas metálicas centralizadas. No sistema, as paredes são executadas na espessura final, eliminando-se o reboco. A intenção de moldar in loco é evitar o duplo trabalho, o que gera economia. Afinal, quando a moldagem é feita no local definitivo, evita-se uma série de gastos e mão de obra. Além disso, a estrutura monolítica pode se tornar mais resistente, pois todas as paredes formam um único elemento estrutural, fazendo com que as tensões sejam distribuídas e absorvidas de maneira sistêmica. Portanto, a intenção da concepção desse sistema construtivo é viabilizar a execução de obras de maneira mais eficaz, com baixo custo e alto desempenho estrutural. Na maioria das vezes, a espessura das paredes de concreto e das lajes é de 10 cm. Ambas são armadas com telas de aço eletrossoldadas de malha quadrada de 100 mm e fios com diâmetro de 4,2 mm. Basicamente, um projeto estrutural metálico é montado e apoiado com escoras, deixando um vão na estrutura. Esse vão deverá ser preenchido com concreto. Antes da concretagem, deve-se montar todas as tubulações elétricas e de água, visto que as paredes serão feitas de concreto usinado. A escolha do concreto é de suma importância, claro. O material deve possuir a resistência adequada para a obra, além da maleabilidade correta. E tudo depende das características das estruturas. Geralmente, para chegar ao ponto de aplicação nas paredes, o concreto usinado precisa ser bombeado do caminhão betoneira. O concreto não necessita de adensamento mecânico, exceto em locais bem específicos. Após o processo, espera-se um dia para que as paredes adquiram resistência suficiente para se sustentarem sozinhas. Depois, as fôrmas metálicas são removidas e toda a estrutura está preparada para a próxima fase de execução, como pintura, acabamento, etc. Existem os requisitos normativos básicos para a conformidade das paredes de concreto moldadas in loco, com fôrmas removíveis.

Da Redação – 

As paredes de concreto moldado in loco utilizam formas que são montadas no local da obra e depois preenchidas com concreto, já com as instalações hidráulicas e elétricas embutidas. Para tanto, podem ser utilizados moldes metálicos e de plástico. A desenforma ocorre em até 24 horas após a concretagem, depois da verificação da resistência mínima do concreto.

O sistema é recomendável para empreendimentos que têm alta repetitividade, como condomínios e edifícios residenciais. Ele também é indicado para obras que exigem prazos de entrega exíguos, economia e otimização da mão de obra. No caso das paredes de concreto, a qualidade final da obra depende de diversos fatores que impactam o desempenho térmico e acústico que estão relacionados a itens como espessura das paredes, portas e janelas, instalações elétricas e hidráulicas, etc.

As estruturas de paredes de concreto projetadas e construídas de acordo com a norma técnica devem atender às seguintes premissas básicas descritas a seguir. O comprimento da parede maior ou igual a dez vezes a sua espessura (para caracterizar o elemento de parede de concreto). Os ...

Artigo atualizado em 23/08/2022 05:30.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica