Criando uma ferramenta de análise dos critérios de desempenho térmico
Redação
A NBR 15575:2021 possui diretrizes para uma melhor experiência do usuário nas edificações. Porém, com isso, vem o desafio de atender todas as solicitações da referida norma com maior praticidade, pois são vários os cálculos solicitados para gerar as análises das propriedades do ambiente. Tal desafio se materializa nas etapas iniciais, pela alta complexidade na utilização de programas computacionais, como de modelagem e a falta de instrumentos interligados aos projetos que certifiquem a padronização exigida pelas normas para atendimento aos níveis mínimos de desempenho. Assim, o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem na análise das características da edificação em fase de projeto é indispensável como facilitador. Dessa maneira, este estudo objetivou a criação de uma ferramenta para cálculo automatizado dos critérios mínimos da NBR 15575-4:2013 em modelos BIM, quanto ao desempenho térmico de sistemas de vedações verticais externos, que compunham materiais de acabamento nas faces interna e externa, por meio da programação visual dynamo, afim de minimizar ainda em fase inicial de projeto, a necessidade de análises complexas posteriormente, gerando resultados dos quesitos de transmitância térmica e capacidade térmica. A ferramenta desenvolvida apresentou bons resultados para análises iniciais em modelos BIM, sua implementação para situações mais complexas é sugerida.
Jullia T. Salomé, Raphael S. Spozito e Ricardo H. A. Correa –
Em busca do atendimento aos usuários das edificações habitacionais, independente dos materiais que a constituem, a NBR 15575:2021 (ABNT, 2021), baseada nas diretrizes de cálculo da NBR 15220-2:2005 (ABNT, 2005), estabelece critérios para o desempenho das edificações. Dentre os pontos abordados por esta NBR, o de Desempenho Térmico é um deles, que tem o foco a transmitância e capacidade térmica de paredes externas e a abertura para ventilação (ABNT, 2021).
A metodologia BIM é caracterizada como a utilização de ferramentas com interoperabilidade de informações e elementos, utilizando parâmetros, o que possibilita uma tomada de decisões com maior credibilidade (KAMEL; MEMARI, 2019), apresentando-se eficiente para correlacionar problemas e trazer soluções de recursos de softwares de modelagem, incorporando verificações de critérios mínimos a serem atendidos e ainda, de forma automática (SILVA FILHO; MITIDIERI FILHO, 2018), solucionando as lacunas deixadas pela norma (KRELLING et al., 2020). Apesar do contexto apresentado, não são identificadas as soluções computa...