Publicado em 12 mar 2024

Os efeitos de um ambiente de ressonância magnética em implantes não ativos

Redação

Esse tipo de ensaio é necessário para determinar se a presença de implante não ativo pode causar lesão ao paciente durante um exame de ressonância magnética ou em ambientes de ressonância magnética. Seu objetivo é determinar apenas a força de deslocamento magneticamente induzida, também denominada força de deflexão magnética, em implantes que estejam submetidos ao ambiente de ressonância magnética. Cabe observar que os resultados obtidos não são suficientes para determinar se um implante em particular é seguro neste ambiente. A força de deslocamento magneticamente induzida é estabelecida quando um material é submetido aos campos magnéticos variáveis no espaço, o qual também produz um torque que atua no sentido de proporcionar o alinhamento do objeto com o campo magnético, como a agulha de uma bússola que se alinha ao campo magnético da Terra. Por isso os requisitos normativos estabelecem um método de ensaio para avaliação da força de deslocamento magneticamente induzida pelos gradientes do campo magnético estático, no ambiente de ressonância magnética sobre um implante não ativo.

Os implantes podem ser classificados quanto à segurança em ambientes de ressonância magnética quando o implante não apresenta qualquer perigo conhecido em todos os ambientes de ressonância magnética. Os itens seguros sob ressonância magnética incluem dispositivos não condutores, não magnéticos, como os componentes fabricados exclusivamente com polyether ether ketone (PEEK).

A segurança sob ressonância magnética de dispositivo pode ser estabelecida por meio de uma justificativa com base científica, em substituição aos dados de ensaio. Quando o implante apresenta algum perigo conhecido em todos os ambientes de ressonância magnética pode ser considerado inseguro. Os itens inseguros sob ressonância magnética incluem dispositivos fabricados com materiais magnéticos.

Para ser condicionalmente seguro, é quando o implante demonstra não apresentar riscos conhecidos em um ambiente de ressonância magnética especificado, em condições de utilização especificadas. As condições de campo que determinam o ambiente de ressonância magnética especificado incluem a intensidade de campo, gradiente espacial, taxa de variação do campo magnético (?B/?t), campos ...

Artigo atualizado em 23/02/2024 05:16.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica