Os princípios norteadores para elaborar documentos em linguagem simples
Redação
A linguagem simples é uma comunicação em que o texto, a estrutura e o design são tão claros que os leitores a que se destinam conseguem, com facilidade, encontrar o que precisam, entender o que encontram e utilizar essa informação. Há parâmetros normativos para os princípios e diretrizes a fim de elaborar documentos em linguagem simples. Eles detalham como os princípios são interpretados e aplicados, destinados a qualquer pessoa que crie ou ajude a criar documentos. O uso mais comum da linguagem simples é em documentos destinados ao público em geral, sendo, também, apropriada, por exemplo, para redação técnica, redação legislativa ou uso de linguagem controlada.
Da Redação-
No caso da linguagem simples, às vezes, os autores podem ser solicitados a incluir informações que não sejam importantes para a maioria dos leitores, como a base jurídica de uma política. Em outras ocasiões, os autores querem incluir informações consideradas menos importantes pela maioria dos leitores, como uma lista de fontes ou uma explicação detalhada.
Se os autores precisarem incluir informações complementares, convém utilizar apêndices, bibliografias ou outras opções de formatação para separá-la. A figura abaixo oferece uma visão geral dos princípios e diretrizes.
Para os leitores conseguirem entender com facilidade o que encontram (compreensível), os elementos individuais de um documento, como texto e estrutura, devem ser fáceis de entender. Eles devem funcionar em conjunto para que os leitores entendam a coesão do documento.
Os autores devem utilizar palavras com as quais os leitores estejam familiarizados. Deve selecionar palavras que tornem o tex...