Publicado em 30 jun 2020

Os riscos das próteses mamárias

Redação

Algumas vezes ocorrem complicações e resultados adversos nos implantes mamários que podem incluir as complicações no implante, como dor na mama e alterações na sensação mamilar e mamária; necessidade de cirurgias adicionais, com ou sem remoção do dispositivo; contratura capsular, em que o tecido cicatricial que se forma ao redor do implante e o comprime; ruptura e deflação; linfoma anaplásico associado a células grandes, um tipo de linfoma ou câncer do sistema imunológico; doença do tecido conjuntivo, câncer de mama e problemas reprodutivos; sintomas sistêmicos; amamentação e efeitos em crianças. Dessa maneira, é importante conhecer se os fabricantes seguem os requisitos para o projeto de próteses mamárias destinadas ao uso como implantes em cirurgias de reconstrução, aumento ou substituição da mama, assim como os requisitos para desempenho pretendido, atributos de projeto, materiais, avaliação de projeto, fabricação, embalagem, esterilização e informações fornecidas pelo fabricante.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

Como toda cirurgia, a colocação de próteses mamarias apresenta riscos. Um deles é a rejeição que acontece quando há a formação de uma membrana em volta do silicone - essa capa é formada com a função de tentar expulsar o corpo estranho", afirma o médico. Essa membrana não causa prejuízos à saúde, mas o seio fica mais firme ao toque. E, nos casos mais graves, pode haver deformação, com o seio em forma mais arredondada do que o normal.

Já o rompimento da prótese ocorre em aproximadamente 10% dos casos. Caso isso ocorra, a viscosidade típica do silicone impede que ele se espalhe pelo organismo e o gel acaba retido na prótese. O risco de rompimento aumenta em três situações: durante a própria cirurgia, devido a algum trauma ou durante a realização da mamografia, exame em que é exercida pressão contra a mama. Apesar dos casos de câncer relacionados com as próteses ainda não existem indícios de que, com ou sem rompimento, há relação entre implantes mamários de boa qualidade e o aparecimento de tumores.

Em alguns casos, pode ocorrer a abertura da ferida operatória. Isso pode estar relacionado com o surgimento de infecção, ausência de alimentação balanceada ou subnutrição e tensão exagerada sobre a ferida (provocada por excesso de esforço ou falta de repouso, por exemplo). Quanto à dor, A dor após o implante de silicone é certa, principalmente se a colocação do silicone for submuscular. Este método dói m...

Artigo atualizado em 30/06/2020 04:12.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica