Publicado em 04 Aug 2020

A segurança em plataformas elevatórias móveis de trabalho (PEMT)

Redação

Usadas como uma opção para serviços que são realizados em alturas elevadas, como manutenções e construções em edifícios, esses equipamentos são, sem dúvida, a melhor opção quando comparada a outros instrumentos de trabalho como os andaimes, por exemplo, por dispensar a necessidade de montagem. Utilizada em ambientes internos e externos, pode ser usada mesmo em locais onde há alguns obstáculos no chão como estantes em estoques, máquinas industriais, entre outros. Por ser totalmente móvel, a plataforma elevatória tem influência direta sobre o tempo de realização do serviço. Os ganhos em mobilidade permitem que se realizem trabalho em um período muito menor. Os critérios que definem quando se utilizar uma plataforma variam de acordo com os serviços, especificações de espaço e as necessidades de cada cliente. Um dos parâmetros que precisam ser analisados ao se procurar por uma empresa que forneça esse tipo de equipamento é se a plataforma é de qualidade e de total segurança. Outro fator importante é a sua economia de tempo. O potencial da plataforma elevatória é ser projetada para inúmeras instalações. Deve-se entender os requisitos de segurança e as medidas preventivas, bem como os meios para a sua verificação, para alguns tipos e tamanhos de plataformas elevatórias móveis de trabalho (PEMT) destinadas ao posicionamento de pessoas, juntamente com as suas ferramentas e materiais necessários nos locais de trabalho.

Da Redação – 

A plataforma elevatória é um equipamento que serve como elevador industrial constituído por uma superfície de trabalho assentada a uma estrutura elevatória deformável. Pode ser encontrado em dois modelos: articulada e tesoura. A função principal da plataforma elevatória é apoiar a chegada em direções de difícil alcance, seja na altura ou por muitas vezes apresentar obstáculos que impeçam o caminho.

Esse tablado elevatório representa a modernidade e a evolução de equipamentos utilizados em altura, facilitador em setores de construção civil e industrial bastante útil e indispensável. A articulada é ideal para alcançar lugares de grande altura. Como o nome já diz, é articulada, ou seja, facilita o acesso aos locais em que há dificuldades de alcance. A tesoura é também utilizada para serviços em altura, diferencia-se da articulada na necessidade, pois não tem o objetivo de alcançar grandes localidades. Feita para determinados tipos de serviços em altura, por não ter um longo alcance, é ideal para quem necessita trabalhar içado, com espaço para colocar suas ferramentas e até outros funcionários.

Ideal para trabalhar em lugares altos, a plataforma elevatória pode ser utilizada para trabalhos em obras também. Com o objetivo de levantar peças, ferramentas, homens e até carga, a locomoção destes é facilitada pelo uso da plataforma. Por ter um longo alcance, a plataforma elevatória pode ser utilizada nas obras em substituição ...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica