A construção sem riscos dos dutos terrestres conforme a norma técnica
Redação
O duto é uma designação genérica de instalação constituída por tubos ligados entre si, incluindo os componentes e complementos, destinada ao transporte ou transferência de fluidos, entre as fronteiras de unidades operacionais geograficamente distintas. A sua construção deve considerar alguns aspectos básicos gerais: estar em consonância com as leis do município ou estado em que se localiza; dispor de todas as permissões das autoridades competentes com jurisdição sobre a faixa de domínio do duto; ter critérios estabelecidos para a garantia da qualidade da sua execução. A construção e a montagem de duto terrestre devem ser executadas de acordo com procedimentos executivos específicos, emitidos previamente ao início de cada atividade da obra, elaborados em conformidade com os documentos de projeto, e contemplando a inspeção de recebimento, armazenamento e preservação de materiais; a locação e a marcação da faixa de domínio e da pista em área rural, incluindo: sinalização da obra e demarcações das interferências; a locação e a marcação da faixa de trabalho em área urbana; a abertura da pista em área rural, incluindo: acessos, terraplenagem (corte e aterro), supressão vegetal e desmonte de rocha; a compactação de reaterro, com controle tecnológico; a implantação da faixa de trabalho em área urbana; a abertura e a preparação da vala, incluindo desmonte de rocha; o transporte, a distribuição e o manuseio (incluindo carga e descarga) de tubos e outros materiais; o curvamento de tubos; o revestimento externo com concreto de tubos e juntas de campo; soldagem, incluindo: ajustagem, alinhamento e fixação dos tubos e acessórios para soldagem e respectivos registros de qualificação, guarda, preservação e tratamento dos insumos de soldagem; a inspeção por ensaios não destrutivos após soldagem; o revestimento externo anticorrosivo e isolamento térmico – tubos, juntas de campo, trechos de afloramento da tubulação e reparos; o abaixamento na vala e cobertura; a proteção da vala, restauração e limpeza; a sinalização dos dutos e da faixa de domínio; a montagem e a instalação de componentes e complementos; o cruzamentos e as travessias; a limpeza, o enchimento e a calibração; o teste hidrostático; o condicionamento do duto; a inspeção do revestimento externo anticorrosivo após a cobertura; a instalação de sistemas de proteção catódica; os documentos como construído – organização e execução do livro de projeto (data book), incluindo documentos de rastreabilidade dos materiais utilizados (tubos, acessórios, eletrodos, etc.), desenhos de fabricantes, manuais, desenhos como construído, planilhas de distribuição de tubos; e a inspeção dimensional interna do duto.
Da Redação –
O escoamento de petróleo e derivados entre as fontes de produção, refinarias e centros de consumo pode ser realizado através de navios, caminhões tanque e dutos. Entretanto, os oleodutos, gasodutos e polidutos são geralmente o meio mais econômico para transportar grandes volumes de petróleo, derivados e gás natural por grandes distâncias. O processo de construção e montagem de dutos consiste na ligação de vários tubos de comprimento e diâmetro variável. Após a confecção do duto, ele é enterrado a cerca de 1 metro de profundidade. Para a construção de dutos, as indústrias contratam empresas especializadas, porém ficam responsáveis pela supervisão dos serviços para que seja garantida a qualidade, o prazo e o custo.
Segundo a NBR 15280-2 de 12/2015 - Dutos terrestres - Parte 2: Construção e montagem, que estabelece os requisitos mínimos exigíveis ...