Qualidade e ordem
Redação
Este documento é uma tentativa de evidenciar a analogia entre a luta da natureza para manter a vida a os esforços humanos para criar e manter um mundo melhor. Tento estabelecer, tanto em bases intuitivas quanto epistemológica, a relação entre ordem e qualidade. Após fazer uma breve introdução ao tema qualidade, apresento as razões da relação intuitiva e normativa entre ordem e qualidade. Após tecer considerações técnicas sobre informação, procuro incluir este tema na relação, assim formando a tríade relacional qualidade, ordem e informação. Faço uma breve argumentação sobre a natureza do conhecimento, passo por notícia sobre entropia e resumo o improvável milagre da vida na Terra. Finalizo o conteúdo com considerações sobre redes de informação, apresentando alguns exemplos de boa e de má convivência de algumas dessas redes com ordem e qualidade.
Mauriti Maranhão –
Minha inspiração para escrever este artigo nasceu quando cheguei a uma grande rotatória (1) em Dublin, àquela hora com intenso trânsito. O tráfego fluía natural e velozmente, causando-me uma indagação natural: o que estava por trás dessa harmonia, que soava como uma sinfonia, sem buzinas, freadas bruscas, sem altercações, sem interrupções?
Bingo: intuitivamente, a ordem. Ordem na engenharia de tráfego, ordem na urbanização da rotatória, nas regras estabelecidas e estritamente cumpridas. Imediatamente associei essa harmonia ao tema qualidade. Incontestavelmente, o funcionamento da rotatória em tela é um bom exemplo do elevado grau de ordem deste ambiente, o mesmo que dizer elevado grau de ordem deste sistema.
Dessa experiência, me veio à mente uma outra indagação: como tudo isso foi criado, é mantido e continuamente aperfeiçoado? Vamos começar do início, com o fim de não assustar leitores não iniciados no assunto qualidade. Qualidade, o que é isso? De acordo com a NBR ISO 9000:2015, a compreensão do termo qualidade pode ser simplificada (sempre há risco em simplificar) como conformidade a d...