Publicado em 30 nov 2021

Os perigos do excesso de carga nas estradas

Redação

No transporte de cargas, o excesso de peso é considerado um grande problema nas estradas brasileiras. Segundo a Confederação Nacional de Transportes (CNT), só existem desvantagens em transportar sobrecargas nas estradas, para os caminhoneiros e os danos causados no piso asfáltico. Atualmente, o transporte de cargas via terrestre desempenha um papel importante para a economia do Brasil, movimentando os setores de agropecuária, indústria e comércio. O modal é responsável por 60% da movimentação de cargas no país, segundo a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). Quando o caminhoneiro ou a empresa de transporte decide fazer o transporte da carga em excesso, estará cometendo uma infração prevista na lei n° 9.503/97 nos artigos 99 e 100 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), além de pagar uma multa de nível médio no valor de R$ 130,16 ainda terá quatro pontos na carteira, caso o peso bruto total, o peso bruto total combinado e o peso por eixo forem excedidos. Além disso, para o motorista alcançar a mesma velocidade habitual com a sobrecarga, o motor será forçado e, portanto, irá consumir mais combustível, aumentando os gastos na viagem e agravando ainda mais a situação econômica dos caminhoneiros autônomos. Sabe-se que, na média, se um veículo com carga dentro do limite percorrer distâncias de até a 6.000 km/mês nas rodovias, calcula-se que 37% do custo total mensal vem do consumo de combustível, segundo a CNT. Ao se multiplicar esse valor por conta do sobrepeso será mais custo para o caminhoneiro. Com o maior uso do combustível devido à sobrecarga, aumenta também o efeito estufa e os gases poluentes na atmosfera, causando o aquecimento global, afetando a saúde humana, provocando problemas respiratórios e cardíacos, além de chuva ácida, que causa impacto ambiental nos solos, águas, plantas e lavouras. Existem alguns parâmetros normativos que abordam o fornecimento de monitoramento de pesagem em movimento e especificam a forma e o conteúdo da transmissão de tais dados necessários para suportar tais sistemas e métodos de acesso a esses dados.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

Os transportadores, que optam por levar excesso de carga nas estradas, podem estar sujeitos a danos e prejuízos com o caminhão, pois as peças do veículo ficam desgastadas rapidamente, diminuindo a duração estabelecida para o funcionamento regular, além de diminuir o tempo de utilidade do caminhão previsto pelo fabricante. Os freios acabam se esforçando mais para conseguirem parar o veículo sobrecarregado, principalmente quando se está em alta velocidade nas vias, aumentando o risco de acidentes, além de desgastar as pastilhas, tambor e lona.

Os motoristas, que se arriscam a levar excesso de carga, estarão colocando em risco suas próprias vidas e a dos demais usuários da via. Todo caminhão é feito para receber um determinado limite de peso dentro das especificações do fabricante. Ao infringir o limite estabelecido, o caminhão passa ser menos seguro, abrindo margem para acidentes de nível médio a grave.

Os riscos envolvem as situações de frenagem e mudanças bruscas de direção além de perder a força na subida do caminhão prejudicando o tráfego local...

Artigo atualizado em 01/12/2021 09:37.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica