A resistência à fadiga por cisalhamento e por flexão dos implantes para cirurgia
Redação
A influência dos revestimentos no comportamento à fadiga do sistema é vista como uma combinação dos tratamentos para adequação da rugosidade superficial requeridos para aplicar o revestimento, dos efeitos térmicos do processo de revestimento e de todos os outros tratamentos secundários usados. A finalidade da avaliação das propriedades resultantes é fornecer informações sobre a influência das etapas de processamento precedentes e sobre a integridade do revestimento e da interface entre o revestimento e o substrato, a fim de auxiliar no desenvolvimento de um material de alta qualidade para uso em aplicações de implantes sob carregamento cíclico. Por isso, estabelece-se um método de ensaio para a determinação da resistência à fadiga por cisalhamento e por flexão de revestimentos de fosfato de cálcio e de revestimentos metálicos porosos e não porosos, bem como por flexão dos revestimentos compósitos metálicos sobre componentes revestido por aspersão de fosfato de cálcio.

Da Redação –
Os métodos de ensaio especificados foram estabelecidos com base em revestimentos produzidos por aspersão térmica de titânio e de hidroxiapatita, sendo que a eficácia para outros revestimentos não foi estabelecida. No modo de fadiga por cisalhamento, o método de ensaio avalia as propriedades de adesão e/ou de coesão do revestimento em um substrato metálico, sendo projetado para que a falha ocorra na interface do revestimento/substrato, dentro do revestimento, ou na interface entre o revestimento e o agente adesivo de ligação usado para transmitir a carga ao revestimento.
Cabe observar que os ensaios de cisalhamento tanto estático quanto de fadiga não promovem carregamentos em cisalhamento puro. Devido à espessura combinada das camadas de superfície porosa e de adesivo, sempre há algumas forças de flexão ao longo da interface de ensaio.
Isto, na prática, estabelece um efeito combinado de cisalhamento e flexão. Esta é a razão para a especificação do valor de 19,00 mm para o diâmetro do corpo de prova, a fim de minimizar o efeito dos esforços de flexão ao longo da interface de ensaio. Devido à dificuldade...