Publicado em 08 jul 2025

As propriedades dos materiais têxteis que contribuem para o conforto fisiológico

Redação

As propriedades físicas dos materiais têxteis que contribuem para o conforto fisiológico envolvem uma combinação complexa de transferência de calor e massa que pode ocorrer separadamente ou simultaneamente, ela depende do tempo e pode ser considerada em estado estacionário ou em condições transientes. A resistência térmica é o resultado da combinação de transferência de calor radiante, condutora e convectiva, e seu valor depende da contribuição de cada um para a transferência total de calor. Embora seja uma propriedade intrínseca do material têxtil, seu valor medido pode mudar de acordo com as condições de ensaio, devido à interação de parâmetros como transferência de calor radiante com o ambiente. Por isso, são especificados os métodos para a medição da resistência térmica e da resistência ao vapor de água, em condições de estado estacionário, por exemplo, tecidos, películas, revestimentos, espumas e couro, incluindo conjuntos multicamadas, para uso em roupas, colchas, sacos de dormir, estofados, produtos têxteis e semelhantes. A aplicação desta técnica de medição é restrita a uma resistência térmica máxima e resistência ao vapor de água, que dependem das dimensões e da construção do aparelho utilizado como, por exemplo, 2 m² K/W e 700 m² Pa/W respectivamente, para as especificações mínimas do equipamento referido na norma. As condições de ensaio não se destinam a representar situações específicas de conforto, e as especificações de desempenho em relação ao conforto fisiológico não são estabelecidas.

Da Redação – 

O conforto fisiológico é definido como a obtenção do equilíbrio térmico à temperatura corporal normal, com o mínimo de regulação corporal. O corpo se sente desconfortável quando precisa se esforçar demais para manter o equilíbrio térmico.

Em condições de conforto, a produção de calor é igual à perda de calor sem a necessidade de ação dos mecanismos de controle de calor. Quando a condição de conforto existe, a mente está alerta e o corpo opera com a máxima eficiência.

Quando a temperatura ambiente muda, o corpo tenta se aclimatar por meio de diferentes mecanismos de regulação da temperatura – as roupas também auxiliam na aclimatação. Existem vários métodos que podem ser usados para medir as propriedades de calor e umidade dos têxteis, Cada um deles é específico a um ou outro e se baseia em certas suposições para a sua interpretação.

A placa de proteção de suor, frequentemente chamada de modelo de pele destina-se a simular os processos de transferência de calor e massa que ocorrem próximo da pele humana. As medições, envolvendo um ou ambos os processos, podem ser realizadas separadamente ou simult...

Artigo atualizado em 07/07/2025 01:35.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica