Publicado em 16 abr 2024

A operacionalidade e os ensaios nos autopropelidos para irrigação por aspersão

Redação

Os autopropelidos são as máquinas projetadas para irrigar um campo sequencialmente, a cada faixa, fazendo com que, por várias técnicas de enrolamento, um carro porta-aspersor equipado com um sistema móvel de distribuição de água (aspersor ou canhão, combinação de aspersores e canhões, barra de pulverização com grupo de aspersores, pulverizadores ou outros tipos de dispositivos de distribuição de água) se desloque em um campo, e que é destinada a ser movimentada e operada a partir de diversos pontos de abastecimento estabelecidos previamente no campo. Há três tipos de autopropelidos, cada um possuindo uma estrutura que inclui um carretel ou guincho e um sistema móvel de distribuição de água. Os autopropelidos do tipo 1 possuem um carretel estacionário com um motor hidráulico que enrola e arrasta um tubo de distribuição e um carro porta-aspersor móvel que suporta um sistema de distribuição de água – comumente referidos como carretel ou autopropelido com tração pela mangueira. Os autopropelidos do tipo 2 possuem um guincho móvel com um motor hidráulico que suporta um sistema de distribuição de água, enrola um cabo de reboque e arrasta uma mangueira de distribuição – comumente referidos como autopropelido com tração por cabo de aço. Os autopropelidos do tipo 3 possuem um carretel móvel que suporta um sistema de distribuição de água com rodas autopropelidas e enrolamento de um tubo de distribuição estacionário – comumente referidos como máquinas de carretel autopropelidas ou carretel móvel – ou podem ser máquinas acionadas por motores. Há requisitos normativos obrigatórios para as características operacionais e os métodos de ensaio de laboratório e de campo para os autopropelidos empregados em irrigação por aspersão. Inclui as informações técnicas orientadas ao usuário para inclusão na literatura do fabricante que acompanha o produto, os procedimentos de ensaio de laboratório para avaliar a uniformidade de aplicação de água em uma faixa irrigada por uma máquina que opera dentro de uma faixa especificada de condições e para determinar as velocidades máximas de deslocamento que o mecanismo de acionamento é capaz de alcançar em resposta às condições de operação especificadas, e os procedimentos de ensaio de campo para determinar a uniformidade de aplicação de água em uma determinada faixa irrigada sob condições locais predominantes no campo no momento do ensaio.

Da Redação – 

A irrigação utilizando um sistema autopropelido consiste, basicamente, na aspersão da lâmina de água sobre as plantas ou sobre o solo por meio de um sistema pressurizado composto por tubos e dispositivos mecânicos e hidráulicos. A aspersão da água ocorre por um único aspersor do tipo canhão, que é fixado em uma plataforma móvel. A plataforma é responsável pelo movimento linear na área cultivada, enquanto o canhão pode girar no próprio eixo para aumentar a distribuição de água.

O canhão e a plataforma móvel são conectados por um tubo flexível a um sistema de carretel, que é enrolado pela energia cinética da água. A força da água é responsável pelo acionamento de uma turbina que, durante a operação, recolhe o conjunto canhão e plataforma, fazendo o movimento linear na área a ser irrigada. Este sistema também é conhecido como carretel enrolador. Além da praticidade e da mobilidade, outra vantagem do sistema é a possibilidade de utilização para a fertirrigação com água residuária como vinhaça, dejetos da suinocultura, bem como adubação mineral.

O uso do sistema de carretel enrolador também é comum para a ...

Artigo atualizado em 16/04/2024 02:48.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica