Publicado em 03 jan 2023

O procedimento conforme da inspeção radiográfica de implantes metálicos

Redação

A inspeção radiográfica de implantes metálicos fundidos pode criar indicações deturpadas resultantes de padrões de difração de grão e de imperfeições efetivas. As técnicas radiográficas empregadas devem assegurar que as diferenças entre os padrões de difração e as imperfeições efetivas sejam distinguidas. A implantação de materiais metálicos no corpo humano é hoje mais uma alternativa para restaurar partes danificadas, melhorando a qualidade de vida de vítima de traumas ou de doenças degenerativas. Essa classe de materiais é denominada biomateriais e eles podem ser utilizados durante um período indeterminado de tempo ou não (endopróteses ou implantes), sendo empregados para tratamento, ampliação ou substituição de quaisquer tecidos, órgãos ou funções corporais como um todo ou parte integrante de um sistema. Há orientações normativas obrigatórias para o procedimento e a inspeção radiográfica de componentes fabricados com materiais metálicos fundidos e por soldagens de reparação destinados ao uso em implante para cirurgia.

Da Redação – 

O ensaio não destrutivo por imagem de raio X é um método alternativo para avaliar aspectos macroscópicos internos da estrutura de implantes cirúrgicos metálicos fundidos, bem como de componentes fundidos submetidos a soldaduras para reparo de falhas da fundição. Os critérios de aceitação para a inspeção radiográfica de implantes cirúrgicos metálicos fundidos e de soldagens de reparação são baseados em limites para imperfeições internas estabelecidas no projeto de desenvolvimento do componente e em imagens radiográficas de referência.

O uso de radiografias teve início na prática médica em 1895 após a descoberta dos raios X por Wilhelm Conrad Roentgen. Trabalhando com ampola a vácuo, ele descobriu os raios que atravessavam vidro e papel e que não eram a luz. Ele os chamou de raios X que são radiações eletromagnéticas.

Na medida em que atravessam diferentes partes do corpo, sua intensidade sofre atenuação e, quanto mais densa a parte estudada, maior a atenuação. Assim, os ossos, que são partes duras do corpo, atenuam uma grande quantidade de raios X e aparecem mais brancos nos filmes de radiografias. Par...

Artigo atualizado em 03/01/2023 04:50.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica