Publicado em 10 jan 2023

A fabricação em conformidade dos tubos de ferro dúctil centrifugados

Redação

O ferro dúctil é uma liga de ferro fundido utilizada para a fabricação de tubos, de conexões e de acessórios, na qual a grafita (cristalização do carbono) se apresenta essencialmente em forma esferoidal ou nodular. Esta forma esferoidal da grafita, acrescida às conhecidas vantagens do ferro fundido cinzento, como resistência à tração, resistência aos impactos, elevado limite elástico e alongamento elevado, diferenciam o ferro fundido dúctil dos demais tipos de ferro fundido. Nos ferros fundidos cinzentos, a grafita se apresenta sob a forma de lamelas, de onde se deriva o seu nome metalúrgico: ferro fundido com grafita lamelar. Cada uma dessas lamelas de grafita pode, sob uma concentração de esforços anormais em certos pontos, provocar um início de fratura. Os metalurgistas procuraram uma forma de diminuir ou até eliminar estes efeitos, alterando o tamanho ou a forma dessas lamelas. A centrifugação permitiu obter lamelas esferoidais, muito finas, que aumentam sensivelmente as qualidades mecânicas do ferro. É importante que o fabricante mantenha um controle do processo de fabricação atualizado, que envolva os fornecedores de componentes, de acessórios e de matérias-primas, que seja capaz de assegurar que os produtos que são fabricados por ele estejam de acordo com a norma e que satisfaçam as expectativas do comprador.

Da Redação – 

Atualmente, embora o saneamento e o tratamento de água sejam as principais aplicações do tubo de ferro dúctil, outras atividades também podem ser contempladas com o produto. A grande vantagem do material é a operação com vários tubos de trabalho, conferindo versatilidade às redes. Entre as principais destinações existentes, estão: os efluentes: no contato com efluentes, o tubo de ferro dúctil é priorizado em função das relações de resistência à corrosão e preço do produto; redes de prevenção contra incêndios: o menor peso agregado é um fator importante que explica a preferência pelo tubo de ferro fundido dúctil em redes de combate a incêndios, facilitando o manejo de mangueiras e demais dispositivos; escoamento de água do mar: a salinidade é uma característica que acelera o processo de corrosão em estruturas metálicas, porém, esse tipo de tubo apresenta resistência suficiente para realizar o escoamento da água salgada. Para a conformidade dos tubos, todos com flange devem resistir ao ensaio hidrostático de estanqueidade à pressão interna, conforme especificado na tabela abaixo.

Os tubos com flanges roscados ou montados por dilatação térmica e interferência, devem ser submetidos a ensaios. Os tubos com flanges roscados ou flanges montados por dilatação térmica e interferência devem ser sub...

Artigo atualizado em 10/01/2023 04:06.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica