Publicado em 12 jul 2022

Os limites dos níveis sonoros emitidos pelos veículos ferroviários

Redação

O transporte ferroviário tem grande impacto quando o assunto é poluição sonora a qual pode ser chamada de contaminação atmosférica. O ruído causado pelos trens, de maneira geral, é um grande responsável pelo desconforto populacional e pelas doenças relacionadas a problemas auditivos dos trabalhadores dos comboios ferroviários. Os efeitos nocivos podem se expandir e, economicamente, podem afetar a população vizinha, visto que pode haver desvalorização imobiliária no entorno da via. Analisar o ruído dos trens e montar métodos para que se possa conhecer o comportamento do ruído em regiões diferentes é um meio eficaz de proteger as pessoas. Muito comum em cidades onde há tráfego de comboios dentro da área urbana, surge um problema em comum: poluição sonora devido ao ruído ferroviário. Ele inclui diferentes fontes, como o ruído de rolamento, ruído de impacto, ruído de tração, ruído aerodinâmico, ruído de curvatura, ruído de frenagem, ruído da buzina e ruído de equipamentos auxiliares e outros componentes. O nível de ruído para qualquer trem depende fortemente do design da pista de rolamento, das condições de operação e do tipo e condição dos trilhos, e destaca que o ruído de rolamento é uma das principais fontes que contribuem para o ruído significativo ao longo da pista. Alguns estudos apontam que, além de danos ao ouvido e perda auditiva, a exposição prolongada a ruídos intensos pode provocar distúrbios do sono, stress, náuseas, dores de cabeça, mau humor, ansiedade, falta de concentração, doenças cardiovasculares, doenças endócrinas e doenças psiquiátricas. Pode-se estabelecer os limites de níveis sonoros que podem ser emitidos pelos veículos ferroviários de transportes de cargas e trens de passageiros de longo percurso.

Da Redação – 

O ruído urbano proveniente do transporte ferroviário é um dos principais agentes de poluição sonora existente no mundo e tem grande influência na qualidade de vida dos seres humanos, afetando os mais diversos aspectos psicológicos e fisiológicos. Em algumas regiões das cidades uma das causas da poluição sonora são os trens metropolitanos que impactam diariamente muitas pessoas que usufruem do transporte, bem como edifícios lindeiros às vias de tráfego ferroviário, nos seus quilômetros de extensão e nas estações. Embora seja de grande importância para o trânsito da região, é evidente o desconforto causado pelo ruído emitido pelo veículo e o incômodo que causa aos usuários.

Os trens e os metrôs são utilizados todos os dias para o transporte de passageiros no mundo todo. A expansão das malhas também provoca o aumento da construção de edifícios às margens desses espaços pois facilita a locomoção dos habitantes dessas localidades e, por consequência, dos ruídos ferroviários no ambiente.

Nesse tipo de situação, é fundamental que se faça um mapeamento da paisagem sonora do local. Com isso, sabe-se qual o nív...

Artigo atualizado em 12/07/2022 11:09.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica