As iluminâncias para as operações em pátios ferroviários
Redação
Para que o modal ferroviário funcione da maneira desejada, permitindo o máximo de sua potencialidade, ele depende da montagem completa de uma estrutura ferroviária de qualidade. Essa estrutura é formada por uma série de subestruturas, como a via férrea, infraestrutura, superestrutura, plataformas, vias permanentes, pátio ferroviário, entre outras. Todas essas partes são fundamentais para que os processos planejados para as ferrovias sejam bem executados, seguindo os mecanismos de logística estabelecidos pelas empresas envolvidas. A superestrutura ferroviária, por exemplo, se refere à formação dos trilhos e composições adjacentes, que possibilitam que os trens se movimentem com segurança. Já as plataformas, vias e pátio ferroviários são espaços logísticos importantes para o funcionamento dessa engrenagem. A principal estrutura de um pátio ferroviário é o aparelho de mudança de via (AMV) que possibilita as manobras dos trens, sendo um conjunto de uma variedade de acessórios, máquinas e outros tipos de componentes. O AMV possibilita que o material circulante consiga transitar de uma linha para outra. AMV é o equipamento usado para permitir que o veículo ferroviário transite de uma linha para outra, assegurando a continuidade da via para um determinado caminho. A iluminância é a grandeza que indica a quantidade de luz (fluxo luminoso), em lumens (lm), que incide em uma área específica, em metros quadrados (m²). O manobrador é o profissional responsável pela execução das manobras nos pátios e nos terminais, de acordo com as orientações recebidas, respeitando os procedimentos operacionais e as normas de segurança da ferrovia. Por isso, deve-se entender as especificações normativas das iluminâncias para os pátios ferroviários que necessitem de iluminação artificial, de acordo com as atividades e operações de cada local do pátio.
Da Redação –
A ideia de um pátio ferroviário é a de um espaço amplo, plano e utilizado para etapas de infraestrutura e logística, sendo exatamente assim que o pátio ferroviário é estabelecido. Apesar de nem todos os pátios serem planos, é desejável que ele seja construído dessa maneira, pois isso acaba facilitando as diversas funções desse tipo de ambiente.
A composição do pátio ferroviário é montada para que ele suporte todas as ações necessárias e designadas, que são, essencialmente a formação de trens; manuseio da carga; descarga; estacionamento; oficina do material rodante; etc. Para cada uma dessas ações o pátio deve funcionar de uma maneira específica. Nesse sentido, as composições montadas no pátio dependem da funcionalidade e da ideia das empresas envolvidas na montagem de cada pátio.
Apesar de o terminal ferroviário se enquadrar na categoria de pátio ferroviário, existem diferenças entre eles que merecem ser destacados. Primeiramente, é importante entender que ambos os espaços possuem algumas funcionalidades que se assemelham, como a possibilidade de carregamento e descarregamento de cargas.
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