Como sanar os conflitos entre canais de venda online e vendedores externos
Redação
Para sanar os conflitos entre esses canais de venda é necessário que as empresas mostrem para seus colaboradores que eles não perderão seus empregos. Pelo contrário, só terão mudanças positivas em suas funções. Para isso, pode-se entender alguns pontos que vão apoiar essa missão: defina como será o trabalho do vendedor externo; invista em qualificação da equipe, promova mudanças na cultura da empresa; promova a gamificação entre o seu time de vendas e invista num e-commerce de qualidade. A estratégia é ter complementação e não concorrência.
Rafael Martins –
O e-commerce tem apresentado um movimento crescente nos últimos anos, sobretudo com a pandemia que acelerou a digitalização dos comércios. No primeiro trimestre de 2022, por exemplo, a adoção a esse canal de vendas cresceu 12,59%, de acordo com índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust/Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital.
Os bons resultados confirmam que o e-commerce está cada vez mais presente nas organizações. Para as operações B2B (business-to-business), como os atacadistas e distribuidores, esse movimento não é diferente. Isto é, eles também sentiram a necessidade de ter um canal de vendas on-line para facilitar as vendas e, consequentemente, melhorar a abrangência geográfica e o impacto das marcas, além de ser uma forma de se adequar às tendências de omnicanalidade que estão se tornando cada vez mais comuns no segmento.
No entanto, os representantes comerciais externos podem se sentir ameaçados pela implementação desse novo recurso porque nutrem uma ideia de que as vendas online podem diminuir as vendas físicas e até m...