Publicado em 18 jul 2023

A infraestrutura laboratorial para o nível de biossegurança 1 (NB 1)

Redação

O nível de biossegurança 1 (NB-1) representa o nível básico de biocontenção que compreende a aplicação de práticas laboratoriais seguras, todavia sem obrigação de uso de equipamentos específicos de proteção, pois o trabalho pode ser realizado em bancada. É indicado para o trabalho com agentes biológicos da classe de risco 1, bem caracterizados e conhecidos por não causarem doenças em humanos, animais, vegetais, e ao meio ambiente. Há parâmetros normativos obrigatórios para a infraestrutura laboratorial, como as utilidades, infraestrutura e equipamentos para processos, projetos e atividades desenvolvidas no interior de instalações de nível de biossegurança 1 (NB-1), em volumes não superiores a 10 L, conforme a avaliação de risco biológico. Isso se aplica a todos os laboratórios e instalações que armazenam ou manipulam agentes biológicos enquadrados na classe de risco 1. Enfim, nas atividades laboratoriais que envolvam a manipulação de organismos ou materiais biológicos naturais ou sintéticos, a análise de risco é um parâmetro de essencial importância para a definição de todos os procedimentos de biossegurança, estabelecendo uma base para aumentar a eficácia das ações implementadas, em harmonia com a segurança das instalações, objetivando efeitos negativos mínimos para os trabalhadores, para a sociedade e para o meio ambiente.

Os níveis de segurança biológica são uma série de proteções específicas para as atividades relacionadas aos equipamentos que ocorrem em laboratórios biológicos. Os níveis de biossegurança são salvaguardas individuais projetadas para proteger o pessoal do laboratório, bem como o ambiente e a comunidade ao redor.

Assim, os equipamentos de descontaminação por meio físico (autoclave) não são obrigatórios para este nível de contenção, porém são recomendados para a descontaminação de resíduos e materiais biológicos. Quando aplicável, o equipamento deve ser instalado em local contíguo ao laboratório e sua instalação deve considerar as condições técnicas de segurança. As autoclaves devem ser testadas e qualificadas, no mínimo, anualmente.

Um biorreator ou fermentador é um equipamento dotado de um recipiente fechado que é utilizado para a propagação e crescimento de culturas de organismos. Quando aplicável, este equipamento deve dispor de sensores que monitorem a integridade da contenção durante as operações e sinalizem falhas de processo e devem ser projetados e construídos para serem efetivamente limpos e descontaminados ou esterilizados, de ma...

Artigo atualizado em 18/07/2023 07:05.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica