Publicado em 09 mai 2023

Os parâmetros normativos para o uso estrutural das varas de bambu

Redação

O bambu é um vegetal de rápido desenvolvimento, com propriedades e potencialidade para ser utilizado na construção civil. Devido à sua elevada resistência à tração, torna-se equiparável ao aço. O bambu apresenta grande resistência e boa trabalhabilidade, além de possuir características semelhantes às do aço, principalmente quanto à resistência à tração. O bambu se torna uma resposta para a construção sustentável, no que diz respeito à utilização de materiais que contribuam na redução da problemática vigente na construção civil. Por se tratar de um material não poluente, o bambu apresenta propriedades comparáveis às de outros materiais convencionais utilizados na construção civil, tornando-se, assim, uma alternativa mais econômica, com baixo consumo de energia e maior benefício ao meio ambiente. Os bambus são plantas gramíneas, herbáceas gigantes e lenhosas, de rápido desenvolvimento e classificada como Bambusea, e os colmos de bambu saem do solo com diâmetro e números de nós definidos. Em menos de um ano, o bambu atinge a sua altura máxima e, após esse tempo, os colmos vão aumentando a sua resistência. O bambu apresenta uma parte aérea formada por colmo, folhas e ramificação e outra parte subterrânea constituída de rizoma e raiz. Há parâmetros normativos referentes a colheita, tratamento preservativo e classificação pelo diâmetro de varas de bambu para uso estrutural.

O colmo é a parte aérea da planta, de forma troncocônica, em geral, vazia no seu interior, exceto nos nós, que é aproveitada na construção e o colmo maduro tem pelo menos quatro anos de idade e está lignificado o suficiente para aplicação estrutural. A cura é o tratamento natural feito no próprio bambuzal que busca reduzir a quantidade de seiva e conservar as características e propriedades dos colmos já cortados. A vara é o segmento do colmo de comprimento especificado. o bambu apresenta propriedades mecânicas diretamente influenciadas pelo teor de umidade do colmo.

As suas propriedades dependem principalmente do teor de fibras que é o fator responsável por sua resistência, além de depender da densidade e idade do colmo. Logo, a colheita e secagem corretas influenciam positiva ou negativamente nos resultados de resistência do bambu, sendo importantes alguns cuidados no manuseio do material. Durante a colheita do bambu é importante seguir algumas regras, que iniciam na escolha da estação propícia para a sua colheita (quando a sua concentração de amido é menor), escolha correta da espécie, armazenagem das varas em lugar seco e sem contato direto...

Artigo atualizado em 09/05/2023 01:35.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica