Publicado em 17 mai 2022

Os parâmetros e os ensaios dos painéis pré-fabricados de chapas cimentícias

Redação

A chapa cimentícia é um produto resultante de processamento industrial de cimento Portland ou outros ligantes hidráulicos, agregados, adições ou aditivos com reforço de fibras, fios, filamentos ou telas, com exceção de fibras de amianto. Já o painel pré-fabricado de chapas cimentícias é composto tipo sanduíche, sendo as partes externas de chapas cimentícias e o núcleo aderido, de qualquer outro material diferente do material externo. O ensaio de aceitação é o que verifica a conformidade do lote de produção aos requisitos da norma técnica. O ensaio de tipo deve ser realizado em um novo produto ou quando uma mudança fundamental for feita na formulação ou no método de fabricação de um produto. Na verdade, as chapas cimentícias são painéis autoclavados, duráveis e funcionais, compostas por liga cimentícia, fibra de vidro e outros componentes. Podem ser utilizadas como elemento de fechamento em fachadas, paredes estruturais e paredes de vedação, seja em ambientes externos e internos. Além de serem fáceis de instalar, apresentam estabilidade dimensional e grande resistência ao fogo, à água e a impactos, proporcionando conforto e segurança aos ambientes. Para a conformidade dos produtos, deve-se entender os requisitos e os métodos de ensaio, assim como as condições de aceitação dos painéis pré-fabricados de chapas cimentícias sem amianto, tipo sanduíche, com elemento interno aderido, composto por material diferente do material externo.

Da Redação – 

A chapa cimentícia é uma placa produzida industrialmente, conforme medidas pré-concebidas com materiais resistentes, com reforço de fibras, fios, filamentos ou telas, usando o cimento Portland e os fios sintéticos. Versáteis e dinâmicas, elas permitem diversos tipos de acabamento e aplicação. Constituídas a partir de uma mistura de cimento Portland, agregados, adições ou aditivos com reforço de fibras, fios, filamentos ou telas, as chapas cimentícias são um sistema de vedação de uso consagrado no hemisfério Norte. Lá, esses painéis foram inicialmente utilizados como divisórias, forros e também como opção de fechamento de áreas molháveis, onde até então o drywall não era aproveitado.

Mas a maior precisão dimensional obtida pelos fabricantes e a possibilidade de executar juntas invisíveis fizeram com que os painéis cimentícios chegassem às fachadas, sobretudo em associação com o light steel framing (estrutura com perfis leves de aço) e ao wood framing (estrutura com perfis de madeira). O ensaio de envelhecimento acelerado tem como objetivo avaliar a resistência de painéis às condições de exposição em presença...

Artigo atualizado em 17/05/2022 04:25.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica