Publicado em 17 mai 2022

Para ser ESG, o setor de mineração explora as tecnologias convergentes OT e IT

Redação

O setor de mineração vem cada vez mais usando a operational technology (OT) e a information technology (IT) a fim de seguir na rota do crescimento. Por isso, as mineradoras brasileiras têm investido no alinhamento às métricas ESG (governança ambiental, social e corporativa). A organização tem de gerar relatórios, estudos que partem de um imenso e variado data lake para construir análises precisas do grau de maturidade da mineradora.

Luis Arís – 

Um dos setores mais pujantes da economia brasileira, a indústria de mineração faturou, em 2021, 62% a mais do que foi conquistado em 2020. O levantamento do Instituto Brasileiro de Mineração indicou que a marca de 339 bilhões de reais foi atingida. Em termos de produto, a maior procura foi por minério de ferro, minério de ouro e minério de cobre.

Um estudo da consultoria Economática divulgado no início de março de 2022 revelou que as ações de empresas de mineração presentes na B3 se valorizaram 35% desde o início do ano. Assim, para seguirem na rota do crescimento, as mineradoras brasileiras têm investido no alinhamento às métricas ESG (governança ambiental, social e corporativa).

A organização tem de gerar relatórios, estudos que partem de um imenso e variado data lake para construir análises precisas do grau de maturidade da mineradora. Um relatório divulgado pela Delloite no início de 2022 indica que a indústria mineradora brasileira está atrás de países como Canadá e Austrália em relação a questões relevantes da pauta ESG.

É necessário avançar na relação com comunidades indígenas, otimização ...

Artigo atualizado em 17/05/2022 04:35.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica