Para ser ESG, o setor de mineração explora as tecnologias convergentes OT e IT
Redação
O setor de mineração vem cada vez mais usando a operational technology (OT) e a information technology (IT) a fim de seguir na rota do crescimento. Por isso, as mineradoras brasileiras têm investido no alinhamento às métricas ESG (governança ambiental, social e corporativa). A organização tem de gerar relatórios, estudos que partem de um imenso e variado data lake para construir análises precisas do grau de maturidade da mineradora.
Luis Arís –
Um dos setores mais pujantes da economia brasileira, a indústria de mineração faturou, em 2021, 62% a mais do que foi conquistado em 2020. O levantamento do Instituto Brasileiro de Mineração indicou que a marca de 339 bilhões de reais foi atingida. Em termos de produto, a maior procura foi por minério de ferro, minério de ouro e minério de cobre.
Um estudo da consultoria Economática divulgado no início de março de 2022 revelou que as ações de empresas de mineração presentes na B3 se valorizaram 35% desde o início do ano. Assim, para seguirem na rota do crescimento, as mineradoras brasileiras têm investido no alinhamento às métricas ESG (governança ambiental, social e corporativa).
A organização tem de gerar relatórios, estudos que partem de um imenso e variado data lake para construir análises precisas do grau de maturidade da mineradora. Um relatório divulgado pela Delloite no início de 2022 indica que a indústria mineradora brasileira está atrás de países como Canadá e Austrália em relação a questões relevantes da pauta ESG.
É necessário avançar na relação com comunidades indígenas, otimização ...