Publicado em 17 mai 2022

O reparo ou acoplamento de tubos e conexões de polietileno em redes de gás

Redação

Devido às vantagens do polietileno, ele é usado para transportar um tipo de combustível tão perigoso quanto o gás natural. As principais vantagens incluem qualidades como as propriedades de isolamento elétrico. O polietileno é um dielétrico completo, não conduz correntes elétricas. A instalação não requer aterramento. Possuem resistência a produtos químicos agressivos que pode estar contido no solo ou no local de trabalho. Não há corrosão, havendo a possibilidade de uso em um ambiente úmido e a ductilidade, devido ao qual o oleoduto está protegido contra movimentos do solo, expansão durante o congelamento, golpe de aríete. Possuem passividade de vibração acústica. O grau de resistência ao desgaste é bastante grande - os fabricantes de tubos de PE modernos para gás oferecem uma garantia de 30 a 50 anos. As desvantagens incluem uma propriedade do polietileno como fotodegradação. Isso significa que o material envelhece e se desintegra rapidamente sob a influência da radiação ultravioleta. Para melhorar de alguma forma a resistência do polietileno à radiação solar, é adicionado pigmento preto ao material como agente estabilizador. Entre as outras desvantagens - uma pequena faixa de temperaturas operacionais da substância transportada, permeabilidade ao oxigênio, dependência das características técnicas da temperatura externa. são utilizados para a condução e distribuição interna de gás natural e GLP para residências, indústrias e todo tipo de edifícios. Produzidos em PE 80 ou PE 100 nos diâmetros de 20 a 630 mm e podem ser fornecidos nas cores amarela (PE 80), ou laranja (PE 100) ou preto com listras amarelas ou laranjas. Devido a essas deficiências, gasodutos feitos de tubos de polietileno são usados apenas no solo e os análogos metálicos são instalados em áreas abertas. Existem os critérios a serem seguidos pelas companhias concessionárias de gás e construtores, quando do reparo ou acoplamento de novos trechos à rede em carga, com a utilização do processo de esmagamento (pinçamento) em tubos e conexões de polietileno PE 80 e PE 100. Esta técnica consiste em interromper o fluxo de gás na rede pelo do esmagamento da tubulação.

Da Redação – 

A tubulação de polietileno é uma solução de custo eficaz para a resolução de uma ampla gama de problemas urbanos, industriais, marítimos, mineração, aterros e aplicações agrícolas. Sua eficácia foi testada e comprovada para diversas aplicações de superfície, enterrado, instalações marítimas, flutuantes e submersas. Em função da sua flexibilidade, com diâmetros de até 125 mm são fornecidos em bobinas e acima de 125 mm, em barras de 6, 12 ou 18 metros, sua instalação requer valas muito menores, proporcionando uma redução significativa no custo.

A tubulação em polietileno permite ainda que sua instalação também seja feita pelo método não destrutivo (MND). Pode ser utilizada em linhas de água potável, águas residuais, lamas, produtos químicos, resíduos perigosos e gás comprimido. Na verdade, a tubulação de polietileno tem uma longa e distinta história de serviço aos setores de gás, petróleo, mineração e outras indústrias.

Os tubos de polietileno têm a mais baixa frequência de reparos por quilômetro/ano em comparação com todos os demais materiais utilizados para distribuição de gás urbano. O polietileno é ...

Artigo atualizado em 17/05/2022 04:41.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica