Publicado em 20 fev 2024

A conformidade normativa das telhas-fôrmas de aço revestido

Redação

A telha-fôrma de aço colaborante deve ser embalada em fardos, com apoios transversais espaçados regularmente, de maneira a garantir sustentação, estabilidade e proteção ao material durante as operações de transporte. Outras exigências relacionadas ao tipo de embalagem devem ser estabelecidas no pedido de compra. Há requisitos normativos para a fabricação e encomenda, além dos ensaios a serem realizados, para as telhas-fôrmas de aço revestido colaborante para lajes mistas de aço e concreto, conformada a frio, de seção transversal trapezoidal, reentrante, retangular, ondulada, entre outras, com os seguintes tipos de revestimento: zincado galvanizado por imersão a quente; zincado galvanizado por imersão a quente e revestido por um processo de pintura; e zinco-alumínio-magnésio por imersão a quente.

A telha-fôrma de aço colaborante é fabricada por um processo de conformação, a partir de chapa ou bobina de aço, cuja seção transversal atua como armadura da laje mista. A trapezoidal é produzida por um processo de conformação, a partir de chapa ou bobina de aço, cuja seção transversal é similar a uma sequência de trapézios. A ondulada é fabricada por um processo de conformação, a partir de chapa ou bobina de aço, cuja seção transversal é similar a uma sequência de ondas senoidais e a reentrante é produzida por um processo de conformação, a partir de chapa ou bobina de aço, cuja seção transversal é similar a uma sequência de trapézios com cantos reentrantes. E a telha-fôrma de aço colaborante retangular é fabricada por um processo de conformação, a partir de chapa ou bobina de aço, cuja seção transversal é similar a uma sequência de retângulos.

A massa do revestimento metálico da telha-fôrma de aço colaborante de alumínio-zincomagnésio deve ser de no mínimo 120 g/m², conforme a NBR 16990 e a telha-fôrma de aço colaborante com revestimento metálico, sem pintura (com acabamento natural), deve ser fabricada a partir de chapa o...

Artigo atualizado em 20/02/2024 12:17.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica