Publicado em 20 fev 2024

O cobre como protagonista para o desenvolvimento do setor de vestuário

Redação

O cobre está cada vez mais em alta no mercado, com taxa de crescimento anual (CAGR) superior a 6% até 2027, conforme indica dados divulgados pela Mordor Intelligence. Neste contexto, entre os diversos segmentos que o cobre pode ser empregado está o universo da moda. Assim, há diversas vantagens do uso do cobre no setor de vestuário, como a sua alta durabilidade, aspecto superficial diferenciado, além de ser uma matéria prima reciclável e reutilizável. Essas propriedades permitem que o cobre se torne um material ideal para aplicações em roupas que precisam ser resistentes, confortáveis e seguras. Também é válido reforçar que o uso do cobre e suas ligas no segmento de vestuário fornece diferenciais refletidos na aparência final do produto, conferindo um toque de elegância e sofisticação às roupas.

Felipe Guerini – 

É fato que o segmento de vestuário tem um papel relevante para a economia brasileira. Para se ter uma ideia, em 2022, o setor de moda movimentou R$ 207,5 bilhões, segundo dados da Pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros. Para 2023, a perspectiva é ainda melhor, apontando um crescimento de 6,8%, e um montante de R$221,6 bilhões, o que demonstra o potencial de crescimento deste setor.

Com este avanço, outras áreas também sentem os efeitos positivos, como é o caso da indústria metalúrgica. Embora poucos saibam, o segmento de vestuário demanda um grande volume de metais para compor parte das peças que são produzidas.

Entre os principais materiais utilizados estão o cobre e suas ligas, que oferecem uma série de benefícios às empresas do setor. Entre os diversos tipos de materiais utilizados no segmento de vestuário, o cobre e as ligas produzidas a partir dele ganham destaque.

Estes metais podem ser aplicados em inúmeros itens, como calçados, calças, blusas, bolsas, jaquetas e camisetas, por exemplo. Para a fabricação de botões, zíperes, deslizadores e puxadores, a...

Artigo atualizado em 20/02/2024 12:03.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica