Publicado em 06 jul 2021

Os benefícios de uma auditoria interna com qualidade

Redação

O objetivo de uma auditoria interna é avaliar a eficácia do sistema de gestão da qualidade da organização e o desempenho geral dela. As auditorias internas devem demonstrar conformidade com os arranjos planejados, por exemplo, o sistema de gestão da qualidade (SGQ) e como os processos são implementados e mantidos. E por que realizar as auditorias internas? A organização conduz as auditorias internas por um ou mais dos seguintes motivos: garantir a conformidade com os requisitos de normas e regulamentos internos, internacionais e da indústria e requisitos do cliente; para determinar a eficácia do sistema implementado no cumprimento dos objetivos especificados (qualidade, ambiental, financeiro); para explorar as oportunidades de melhoria; para atender aos requisitos legais e regulamentares; e para fornecer feedback à alta administração. Ela deve ser realizada por uma equipe capacitada de auditores internos, normalmente os colaboradores da empresa, os quais analisam o cumprimento dos requisitos anteriormente mencionados de forma crítica e contextualizada, verificando a coerência entre a documentação e as ações práticas desenvolvidas nos processos da empresa, para determinar o nível de eficácia dos mesmos. Como a auditoria interna alcança todas as áreas da empresa, pode-se evidenciar também o nível de conhecimento e controle de todos os processos executados, seja técnico, seja administrativo. Por meio dela é possível definir em que grau os requisitos necessários para a certificação foram atendidos, e com base nos pareceres apresentados pela mesma, promover ações corretivas e avaliar a eficácia do sistema, visando sempre apontar oportunidades de melhoria contínua.

Da Redação – 

O desempenho de uma auditoria envolve uma interação entre as pessoas no sistema de gestão que está sendo auditado e a tecnologia usada para conduzir o processo. Se uma auditoria envolver o uso de uma equipe de auditoria com múltiplos membros, os métodos presenciais ou remotos podem ser usados simultaneamente.

As orientações são para todos os tamanhos e tipos de organizações e auditorias de variados escopos e dimensões, incluindo aquelas conduzidas por grandes equipes de auditoria, usualmente de organizações maiores, e aquelas conduzidas por auditores únicos, em organizações grandes ou pequenas. Esta orientação seja adaptada conforme apropriado ao escopo, complexidade e dimensão do programa de auditoria.

Concentra-se em auditorias internas (primeira parte) e auditorias conduzidas por organizações em seus fornecedores externos e outras partes interessadas externas (segunda parte). Também pode ser útil para auditorias externas conduzidas para outros fins que não a certificação de terceira parte de sistemas de gestão.

Uma auditoria pode ser realizada usando uma variedade de método que dependem dos o...

Artigo atualizado em 06/07/2021 01:31.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica