Publicado em 29 nov 2022

As especificações normativas obrigatórias do concreto projetado

Redação

O concreto projetado é aquele com dimensão máxima característica do agregado maior ou igual a 9,5 mm, transportado através de uma tubulação, projetado sob pressão sobre uma superfície, com compactação simultânea e a argamassa projetada possui uma dimensão máxima característica do agregado inferior a 9,5 mm, transportada através de uma tubulação e projetada sob pressão sobre uma superfície, com compactação simultânea. Ou seja, o shotcrete ou concreto projetado é uma mistura seca de areia, cimento e água. A mistura seca é aplicada através de uma mangueira de borracha de uma pistola de cimento. Os materiais são misturados num estado relativamente seco e são hidratados no bocal de mistura especial. A hidratação começa quando o material sai da câmara e a mistura resultante é projetada sob pressão de ar. A aplicação da pressão permite que o concreto projetado seja aplicado a praticamente qualquer superfície em qualquer ângulo e com uma espessura especificada. Quando adequadamente misturado e aplicado, o shotcrete tem uma gama mais ampla de aplicações e é menos caro do que o concreto que é aplicado por qualquer outro método. É extremamente forte, denso e é altamente resistente às intempéries e muitas formas de ataque químico. A facilidade e a velocidade com que o material pode ser aplicado resultou no uso cada vez maior do método na construção, manutenção e remodelação. É usado para recuperar e reabilitar os esgotos danificados ou deteriorados, pontes, represas, plantas de tratamento de água, e muitos outros tipos de construção de alvenaria. Os usuários devem entender os critérios e as condições normativas obrigatórias a serem adotados para a aplicação de concreto projetado.

Da Redação – 

Enquanto a aplicação do concreto convencional geralmente necessita de um processo de vibração, o concreto projetado não. Para o lançamento dele, utiliza-se um mangote, isto é, uma tubulação, de alta pressão. Ela lança pneumaticamente o concreto com uma velocidade altíssima na superfície que irá recebê-lo. Graças à força do impacto, o material adere à superfície e fica muito bem compactado sem precisar do uso dos vibradores.

Por usar agregados menores, normalmente a brita 0, a retração hidráulica do material reduz — permitindo que ele seja utilizado como material estrutural. A soma desse fator com o da aplicação rápida faz um dos usos comuns do concreto projetado ser como socorro para as estruturas que sofreram danos e precisam de reparo urgente. Suas principais vantagens incluem maior facilidade de adesão, ganho de resistência em um período de tempo curtíssimo e a não necessidade do uso de fôrmas para assegurar que o selamento das superfícies seja contido.

Existem dois tipos diferentes de aplicação do concreto projetado: a via seca e a via úmida. Na seca, o cimento é misturado apenas com os agregados....

Artigo atualizado em 29/11/2022 06:11.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica