Publicado em 12 mai 2020

A gestão na fabricação das estruturas de aços e mistas de aço e concreto

Redação

Normalmente, a empresa responsável pela montagem deve receber: os projetos de montagem; o sequenciamento e prioridades de montagem; o cronograma de montagem; a lista de peças por lote/fase; os romaneios de carga; e a locação dos chumbadores e nível das bases (mesmo quando não realizada pela empresa). Deve-se ressaltar que o setor de fabricação de estruturas de aço deve obedecer às normas brasileiras de projeto, porém inexiste normalização para a gestão de seus processos tanto nos escritórios de projeto quanto nas fábricas e canteiros de montagem. Assim, é fundamental sistematizar as atividades de gestão dos processos de projeto, fabricação e montagem de estruturas de aço, estruturas mistas de aço e concreto, coberturas e fechamentos de aço.

Da Redação - 

A empresa de montagem deve verificar, antes do início da montagem, com o uso de equipamento de medição calibrado, os níveis das bases e a locação dos chumbadores, respeitando as tolerâncias estabelecidas. Caso o projeto ou outra documentação do cliente especifique tolerâncias com valores mais restritivos, estas especificações devem ser também atendidas. Devem ser mantidos registros documentados internos ou externos dos resultados destas verificações.

Para a montagem da obra, deve ser disponibilizado para a equipe de campo um planejamento, com cada etapa de execução e prazos, de maneira compatível com o planejamento da produção das peças. Caso sejam realizados serviços adicionais na obra, de responsabilidade da empresa de montagem, estas etapas devem ser consideradas no novo planejamento da obra. A empresa de montagem deve manter em campo o diário de obra.

A empresa responsável pela montagem deve providenciar os itens que estão dentro do escopo de contratação. Deve haver uma visita técnica, devidamente registrada, ao canteiro de obras antes do início dos trabalhos. Esta visita deve ter no mínimo os seguintes itens verificados: fornecimento de energia, água, condições de acesso e operações de máquinas, área de armazenagem das peças, áreas de vivência, condições do contorno, restrições de trânsito, horários de trabalho, documentos necessários para integração da equipe de montagem.

As áreas de vivências e condições...

Artigo atualizado em 12/05/2020 04:38.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica