Publicado em 29 nov 2022

As portas e os vedadores corta-fogos devem obedecer à norma técnica

Redação

Pode-se dizer que uma porta corta-fogo é um dispositivo móvel que, fechando aberturas em parede, retarda a propagação do incêndio de um ambiente para outro. Este dispositivo é utilizado no nível do piso e destina-se à passagem de pessoas e veículos. O vedador corta-fogo é um dispositivo móvel ou fixo que, fechando aberturas em planos horizontais ou verticais, retarda a propagação de incêndio de um ambiente para outro. Este dispositivo não se destina à passagem de pessoas. De uma maneira geral, elas são feitas especialmente para suportar o calor extremo dos incêndios. Estas portas e vedadores vazados devem ter dispositivo de fecho e trinco e as portas corta-fogo devem ser equipadas com hardware testado para condições de pânico e incêndio. Os bloqueios podem ser de saída de emergência à prova de falhas e, a menos que sejam usados em edifícios com certas aplicações que permitem saída retardada ou controlada, eles devem permitir saída livre. Embora devam atender a certos padrões de segurança, as portas corta-fogo podem ser usadas para uso diário normal em pontos de entrada externos e locais internos dentro do edifício. São produzidas para muitos edifícios comerciais para proteger os ocupantes, bloquear a propagação de chamas e fumaça e minimizar os danos gerais à propriedade. Como elas fecham automaticamente quando um incêndio é detectado no prédio, essas portas são um componente-chave do sistema de proteção passiva contra incêndio de um prédio. Ajudam a bloquear ou retardar a propagação de calor, fumaça e chamas pelos corredores, escadas e entre as seções do edifício, sendo, também, instaladas em corredores que passam por paredes de barreira contra incêndio. As portas externas de proteção contra incêndio são resistentes ao calor e permitem uma saída rápida do edifício em caso de emergência. São consideradas uma parte importante de um sistema passivo de proteção contra incêndio e, além de serem um recurso de segurança inteligente, também são exigidas pelos códigos de construção que determinam a classificação de resistência ao fogo do conjunto da porta e vedador corta-fogo. As orientações são baseadas na aplicação do espaço comercial e no número máximo de ocupantes dentro do edifício. Devem ser fabricadas conforme parâmetros normativos obrigatórios para a fabricação, instalação, funcionamento e manutenção das portas e vedadores corta-fogos, de acionamento manual e com sistemas de fechamento automático em caso de incêndio.

Da Redação – 

O uso de portas e vedadores corta-fogos em escritórios e estabelecimentos industriais é um componente vital da segurança contra incêndio. Independentemente de qual seja o seu negócio, você pode se beneficiar da segurança que as portas corta-fogo oferecem em caso de explosão, o que pode resultar não apenas na perda de bens, mas também de vidas humanas. São importantes porque mantêm fogo ou fumaça na sala ou compartimento em que começou.

Elas impedem que o incêndio se espalhe para outras áreas do edifício, sendo parte integrante do sistema de proteção passiva contra incêndio de qualquer edifício. Salvam vidas e evitam mais danos ao edifício e ao seu conteúdo, pois contêm o fogo na sala em que começou.

As portas e vedadores corta-fogos mantêm as rotas de fuga, como corredores, livres do fogo, dando aos ocupantes do edifício mais tempo para escapar e melhor acesso para o corpo de bombeiros. Protegem o restante do edifício, seu conteúdo e outros edifícios próximos de mais danos. Assim, elas evitam a propagação do fogo por um tempo especificado.

São construídas com materiais que poderão resistir ao fo...

Artigo atualizado em 29/11/2022 06:09.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica