Publicado em 28 fev 2023

O ensaio de resistência ao fogo em forros

Redação

O forro é um elemento não estrutural destinado a separar verticalmente espaços adjacentes em pavimentos de edificações e que deve possuir resistência ao fogo independentemente de qualquer outro elemento. Ele pode conter instalações prediais em seu interior. O autoportante é um forro biapoiado em paredes e que não necessita ser suspenso por estais e o forro suspenso usa estais fixados a um elemento estrutural. A integridade é a capacidade do elemento construtivo de compartimentação de suportar a exposição ao fogo em um lado apenas, por um determinado período de tempo, sem que haja a transmissão do fogo para o outro lado, avaliada por meio da ocorrência de trincas ou aberturas que excedam determinadas dimensões ou pela passagem de quantidade significativa de gases quentes ou chamas. A isolação térmica é a capacidade do elemento construtivo de compartimentação de suportar a exposição ao fogo em um lado apenas, por um determinado período de tempo, contendo a transmissão do fogo para o outro lado, causada pela condução de calor em quantidade suficiente para ignizar materiais em contato com a sua superfície protegida e, também, a capacidade de prover uma barreira ao calor que proteja as pessoas próximas à superfície protegida, durante o período de classificação de resistência ao fogo. Há um método de ensaio para determinação da resistência ao fogo de forros.

Da Redação – 

O forro pode ser fixado diretamente ao elemento estrutural, suspenso a partir dele ou ser autossustentável. A sua finalidade na proteção contra incêndio é contribuir para a compartimentação horizontal de um edifício ou de um compartimento específico. A compartimentação horizontal é extremamente importante porque evita a propagação do fogo e dos gases quentes de um andar para o outro, dando tempo para que as pessoas presentes na parte superior de um edifício (que é a mais perigosa em caso de incêndio) escapem de uma maneira segura.

O uso de materiais resistentes ao fogo tornou-se cada vez mais importante para arquitetos e proprietários, e por boas razões. Isso significa que os fabricantes tiveram que aumentar seus padrões para atender a essas expectativas. Uma área com regulamentação rigorosa é a resistência ao fogo. Os padrões de incêndio e inflamabilidade da American Society for Testing and Materials (ASTM) estão envolvidos no teste e avaliação das características de ignição, queima ou combustão de certos materiais.

As normas de incêndio e inflamabilidade são fundamentais para o estabelecimento de có...

Artigo atualizado em 28/02/2023 05:31.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica