Publicado em 28 fev 2023

ISO 39001: alternativa para as organizações manterem a segurança em transportes

Redação

A ISO 39001:2012 especifica os requisitos para um sistema de gestão de segurança no trânsito (road traffic safety - RTS) para permitir que uma organização que interaja com o sistema de tráfego rodoviário reduza mortes e ferimentos graves relacionados a acidentes de trânsito que podem influenciar. Os seus requisitos incluem o desenvolvimento e a implementação de uma política de RTS apropriada, o desenvolvimento de objetivos de RTS e planos de ação, que levem em consideração os requisitos legais e outros requisitos subscritos pela organização e informações sobre elementos e critérios relacionados ao RTS que a organização identifica como aqueles que ela pode controlar e aqueles que ela pode influenciar.

Alessandra Gaspar Costa – 

De 2020 para 2021 o número de acidentes, lesões e mortes nas rodovias federais, passou respectivamente de 63.548 para 64.441, 71.480 para 71.690 e 5.291 para 5.381. Mesmo com o crescimento tímido, um alerta se acende uma vez que os dados não apresentavam crescimento desde 2011.

Para as organizações que trabalham com transporte, estar envolvido em um acidente pode significar -- além de lesões graves e fatais -- perda de cargas e credibilidade perante os clientes e mercado. Diante da grande concorrência, correr esse risco implica grandes prejuízos, levando, inclusive, ao fechamento do negócio.

Para auxiliar organizações que trabalham especificamente com transportes e até aquelas que atuam em outros segmentos, foi desenvolvida a norma internacional ISO 39001 -- Sistema de Gestão de Segurança Viária, que conta com critérios elaborados para reduzir e, se possível, eliminar a incidência de lesões graves e mortes em acidentes de trânsito.

Primeiramente, é avaliado o contexto da organização que deseja implementar a ISO 39001, analisando-se como minimizar os pontos fracos e maximizar os fort...

Artigo atualizado em 28/02/2023 05:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica