Publicado em 08 fev 2022

Os ensaios de resistência ao fogo das salas-cofre e cofres para hardware

Redação

Há dois tipos de salas-cofre, a do tipo A que fornece a resistência ao fogo especificada na norma, quando instalada em uma área envolvida por paredes e tetos que atendam aos requisitos de integridade, isolamento e capacidade de suportar carga durante 90 min em um ensaio de resistência ao fogo, de acordo com a NBR 5628 ou NBR 10636. Os requisitos de acordo com a NBR 5628 são considerados satisfeitos se o piso que irá suportar a sala-cofre não estiver, em qualquer condição, diretamente sujeito à ação do fogo. A do tipo B: é aquela que fornece a resistência ao fogo especificada na norma, quando o piso no qual ela está instalada atende aos requisitos de integridade, isolamento e capacidade de suportar carga durante 90 min em um ensaio de resistência ao fogo de acordo com a NBR 5628. Os requisitos de acordo com a NBR 5628 são considerados satisfeitos se o piso que irá suportar a sala-cofre não estiver, em qualquer condição, diretamente sujeito à ação do fogo. Por fim, os cofres para hardware são as estruturas autoportantes que é transportável em uma única peça ou peças modulares e que forneça a resistência ao fogo especificada na norma, quando instalada em uma construção sobre um piso que atenda aos requisitos de integridade, isolamento e capacidade de suportar carga durante 90 min em um ensaio de resistência ao fogo de acordo com a NBR 5628. Deve-se entender os parâmetros para salas-cofre e cofres para hardware resistentes a incêndios, principalmente o método de ensaio para a determinação da capacidade de salas-cofre e cofres para hardware para proteger conteúdos sensíveis a temperatura e umidade, e os respectivos sistemas de hardware, contra os efeitos de um incêndio.

Da Redação – 

A sala-cofre é um espaço seguro construído com paredes corta-fogo certificadas de acordo com o padrão estabelecido pela NBR 15247 e destinado à proteção de equipamentos críticos de tecnologia da informação (TI), bem como das informações que estes processam e armazenam. Normalmente, as salas-cofre são construídas com estruturas modulares e pré-fabricadas. São células autoportantes e independentes que podem estar dentro ou fora do ambiente principal do data center.

Portanto, são estruturas herméticas e totalmente isoladas que podem ser construídas em prédios separados ou junto ao data center, como um grande cofre dentro de um banco, ou uma sala estanque dentro de uma sala maior. A finalidade da sala-cofre é a mesma de um cofre para hardware: proteger os conteúdos sensíveis a temperatura e umidade.

Para isso, a sala precisa ser resistente a incêndios, sendo submetida a testes que comprovam essa capacidade. Os testes de certificação da sala-cofre são padronizados pela NBR 15247. De acordo com a norma, são feitos mediante a construção de um protótipo (o corpo de prova), que é envolvido por um forno de ensa...

Artigo atualizado em 08/02/2022 03:54.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica