Publicado em 08 fev 2022

Os parâmetros normativos para os produtos extrudados de alumínio

Redação

Na extrusão, o alumínio ou as suas ligas são forçados através de uma matriz, de forma similar ao aperto de um tubo de pasta de dentes. Praticamente qualquer forma de seção transversal vazada ou cheia pode ser produzida por extrusão. Como a geometria da matriz permanece inalterada, os produtos extrudados tem seção transversal constante. As características dependem da ductilidade do material a ser extrudado e o processo pode ser feito a frio ou a quente, em altas temperaturas. Cada tarugo é extrudado individualmente, caracterizando a extrusão como um processo semicontínuo. O produto é essencialmente uma peça semiacabada e a extrusão pode ser combinada com operações de forjamento, sendo neste caso denominada extrusão fria. No processo básico, denominado direto, um tarugo cilíndrico é colocado em uma câmara e forçado através de uma abertura de matriz através de um pistão hidráulico. A abertura da matriz pode ser circular ou de outro formato. A extrusão também pode ser indireta, hidrostática ou por impacto. O comprador deve entender quais são os requisitos normativos dos produtos extrudados de alumínio e suas ligas, na forma de arames, barras, perfis e tubos. Deve ser emitido um certificado para liberação do produto extrudado sempre que solicitado pelo cliente, o qual deve conter os resultados de todos os ensaios aplicáveis bem como as referências normativas utilizadas para a sua realização. Deve-se referenciar o atendimento normativo no certificado do produto.

Da Redação – 

A extrusão é um processo de conformação no qual o material é forçado através de uma matriz e, praticamente, qualquer forma de seção transversal vazada ou cheia pode ser produzida por extrusão. Como a geometria da matriz permanece inalterada, os produtos extrudados têm seção transversal constante.

O alumínio extrudado é o material obtido por meio de um processo termomecânico no qual um tarugo de metal é forçado a fluir através do orifício de uma matriz ou ferramenta, sendo reduzido em uma secção transversal, sob o efeito de altas pressões e temperaturas. Os perfis de alumínio extrudado podem assumir diversas formas, de acordo com a ferramenta utilizada no processo, como círculos, quadrados, triângulos, retângulos, hexágonos, pentágonos, entre outros.

Depois de ser injetado em alta pressão, o material pode ser cortado, da forma em que o fabricante desejar. Assim, ele pode ser encontrado com acabamento natural, anodizado ou pintado pelo sistema eletrostático à pó. O mais utilizado é a anodização, que proporciona acabamento uniforme à peça, além de maior resistência a riscos e ações do meio ambiente, tais...

Artigo atualizado em 08/02/2022 04:02.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica