Publicado em 08 fev 2022

Os sistemas eletrônicos de segurança em sinalização metroferroviária

Hayrton Prado

Os sistemas de sinalização e tração são vitais para o funcionamento de trens em uma linha ferroviária. Todo o sistema de gerenciamento de trens, controle de velocidade e segurança dos trens contra colisão fazem parte do sistema de sinalização. Pode-se entender o sistema de sinalização ferroviária como o tráfego automatizado de carros e semáforos, onde a velocidade com que um carro anda depende de fatores como: aspecto do sinal, posição e velocidade do carro à frente. Todo controle de sinalização e tração é baseado no controle clássico. Em nível lógico, esse tipo de controle apresenta baixa flexibilidade, sendo extremamente complexo, porém apresenta excelente nível de segurança. A premissa básica de qualquer sistema de sinalização ferroviária é de que um trem não pode adentrar uma seção de via, denominada bloco, onde já existe outro trem. Antigamente, esse controle e intertravamento de trens em uma via era realizada de forma mecânica, por meio de bastões que os operadores controlavam as rotas de trem. Ele manobrava um bastão mecânico habilitando um devido sinal para o trem adentrar a seção de via protegida pelo sinal. Com a tecnologia de sistemas de posicionamento global (global positioning system - GPS), não há mais necessidade de circuitos de via, o que faz com que os custos de manutenção e tempo de parada sejam menores, porém apresenta um alto custo operacional. O sistema se baseia na comunicação entre trem e um servidor no Centro de Controle Operacional (CCO), os dados de posição do GPS do trem são enviados via satélite para esse servidor. Neste servidor estão armazenados os dados dos trechos e a posição de outros trens, e através de um software de gerenciamento são enviados para os trens os dados de condição de via, velocidade permitida, dentre outros parâmetros. Deve-se entender os princípios normativos dos sistemas eletrônicos relacionados à segurança, inclusive subsistemas e equipamentos, para aplicações de sinalização metroferroviária.

Da Redação – 

Em relação à segurança dos sistemas eletrônicos à sinalização metroferroviária, existem os níveis de integridade que são definidos a nível funcional para os subsistemas que implementam a funcionalidade. Pode-se relacionar as arquiteturas, as técnicas e as medidas para evitar as falhas sistemáticas e controlar as falhas aleatórias e sistemáticas para os diferentes níveis de integridade.

Não é possível listar todas as causas individuais de falhas sistemáticas durante as fases do ciclo de vida, porque as falhas sistemáticas têm diferentes efeitos nas diferentes fases do ciclo de vida e as medidas são dependentes da aplicação. Portanto, uma análise quantitativa para evitar estas falhas não é possível.

Em conformidade com o ciclo de vida do sistema e o processo de gestão da segurança descrito na NBR IEC 62278, um número de atividades deve ser executado a cada fase do ciclo de vida. Conforme descrito no processo de gestão da segurança, o objetivo do processo é reduzir tanto quanto possível a incidência de erros humanos relacionados à segurança ao longo do ciclo de vida e assim minimizar o risco residual da ...

Artigo atualizado em 08/02/2022 04:15.

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