Publicado em 12 out 2021

Conformidade: vagões-tanque correm o risco de sofrer eletrostática?

Redação

Grandes quantidades de líquidos podem ser transportadas por longas distâncias de maneira ecologicamente correta em vagões-tanque ferroviários em comparação com os caminhões-tanque.

Alexander Zelck (publicado originalmente na HazardEx em julho de 2021) – 

Na indústria de petróleo e gás, esse modo de transporte é normalmente estabelecido entre portos de petróleo, refinarias, depósitos de armazenamento, depósitos de distribuição e consumidores industriais com desvio ferroviário. Os trens em bloco são usados para transportar grandes quantidades de líquido, enquanto os vagões-tanque individuais são usados para quantidades menores.

Os vagões-tanque de carga e descarga podem ocorrer em terminais de escalas diferentes. As tecnologias de carregamento aplicadas são, por exemplo, os sistemas de transferência móvel, as plataformas de carregamento superior com mangueiras ou os tubos de queda, em instalações de carregamento pontual com um ou mais pontos de carregamento, ou pórticos de carregamento em série com uma ou várias esteiras.

A descarga geralmente ocorre na parte inferior do vagão, por meio de mangueiras ou braços conectados. Em termos de automação, o terminal pode variar desde a operação manual até ser uma instalação com manobras controladas remotamente e lanças de enchimento posicionadas automati...

Artigo atualizado em 11/10/2021 04:03.

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