Publicado em 29 jul 2025

Protegendo contra incêndios em depósitos de combustíveis de aviação

Redação

De maneira geral, são utilizados dois tipos de combustível nas aeronaves: o primeiro, para aviões de pequeno porte e movidos a motores a pistão, é a denominada gasolina de aviação, também chamada de AVGAS. Essa gasolina possui uma coloração azul, alta octanagem e presença de aditivos próprios para motores aeronáuticos. Já o segundo tipo é o querosene de aviação, também conhecido pela sigla QAV-1, combustível utilizado em aviões e helicópteros dotados de motores à turbina e jato, principalmente os comerciais de transporte de passageiros. No aeroporto, o combustível fica armazenado em tanques próprios para essa finalidade nas unidades das empresas de distribuição. Costumam estar localizados em pontos mais afastados do terminal de passageiros. O abastecimento é feito por caminhões-tanque ou por um sistema de hidrantes que levam o combustível perto da aeronave para então ser bombeado. Há requisitos normativos que fixam as condições exigíveis para a proteção contra incêndio em depósitos de combustíveis de aviação, no que se refere ao controle, qualidade, quantidade e distribuição dos sistemas de proteção contra incêndios. Eles se aplicam também aos sistemas de hidrantes, carreta de hidrantes, carro servidor, carro abastecedor e gabinete de abastecimento, conforme a NBR 9719.

Da Redação – 

A inflamabilidade dos vapores de combustível presentes no volume do tanque de combustível de uma aeronave depende de vários parâmetros e é difícil de mensurar. A norma ASTM D1655 estabelece as especificações para combustíveis de turbinas de aviação, mas afirma apenas que esses combustíveis devem consistir em hidrocarbonetos refinados derivados de petróleo bruto, gasolina natural ou misturas destes com hidrocarbonetos sintéticos.

Assim, os combustíveis de aviação normalmente são misturas de centenas de compostos, controlados apenas por especificações como a faixa de ponto de ebulição, ponto de fulgor, etc., o que dificulta a determinação do potencial de risco de inflamabilidade desses combustíveis, tal como existem nos tanques de combustível de aeronaves. Existem programas voltados para a realização de experimentos para determinar os efeitos de diversos parâmetros, como temperatura e pressão ambiente, concentração de oxigênio e carga de massa, sobre as concentrações de vapor de combustível presentes no volume do tanque de combustível.

Esses dados são então utilizados para verificar e apr...

Artigo atualizado em 22/07/2025 11:20.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica