Publicado em 06 dez 2022

A detecção e o controle de faíscas em gases e névoas inflamáveis

Redação

As faíscas são as partículas ou matéria sólidas localizadas no sistema de transporte, que irradia energia na forma de temperatura ou processos de combustão, capaz de causar incêndios ou explosões nos sistemas de transporte. Os sistemas de detecção de faíscas, de separação de faíscas e de detecção e extinção de faíscas, são considerados como um sistema de prevenção de deflagração, por isto são necessárias medidas adicionais para combate a incêndio e de proteção contra explosão. Para que um incêndio ou uma explosão sejam provocados bastam apenas que um ou mais elementos inflamáveis se unam. A fonte de ignição (chamas abertas, faíscas, centelhas, pontos quentes, eletricidade estática, etc.), quando se choca com produtos inflamáveis deve ser analisada com cuidado e atenção. Isso porque, as fontes de ignição podem ser as mais variadas possíveis, e com isso conseguem gerar temperaturas suficientes para iniciar um grave processo de combustão de algumas substâncias inflamáveis. Existem parâmetros normativos para que um incêndio ou uma explosão sejam provocados bastam apenas que um ou mais elementos inflamáveis se unam.

Da Redação – 

Pode-se fazer uma descrição dos conceitos de prevenção de incêndio e/ou explosão de detecção e controle de fontes de ignição, assim como os equipamentos necessários de acordo com o dimensionamento do sistema, por exemplo, central de controle, tipo de detectores, tipo de extinção e do tipo de fornecimento de água, além das instruções para a instalação e ensaios dos componentes, bem como as práticas corretas para a manutenção e as ampliações de sistemas existentes. Os sistemas de detecção de faíscas, de separação de faíscas e de detecção e extinção de faíscas são considerados como um sistema de prevenção de deflagração, por isto são necessárias medidas adicionais para combate a incêndio e de proteção contra explosão.

As faíscas podem ocorrer no beneficiamento, processamento e transporte de materiais resultando em incêndios e/ou explosões. Além disso, as faíscas também podem ser originadas por materiais que não pertencem ao processo, como ferramentas, superfícies quentes, calor originado de fricção e superaquecimento.

Desta forma, os equipamentos como silos, filtros (coletores de pó), secadores, moinhos,...

Artigo atualizado em 06/12/2022 05:45.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica