Publicado em 23 mai 2023

Os métodos de ensaios das conexões para a sinalização ferroviária

Redação

A maioria dos sistemas de sinalização usa sinais de via para controlar o movimento seguro dos trens e dizer aos motoristas o que fazer. Por exemplo, um sinal luminoso colorido mostra cores diferentes para autorizar os movimentos do trem. Muitos têm indicadores adicionais para mostrar qual rota foi configurada para o trem e qual caminho deve seguir. Os modernos sistemas de sinalização fornecem as informações necessárias ao maquinista em monitores na cabine do trem. Por exemplo, o aparelho de mudança de via é um conjunto de partes projetadas para permitir que o material rodante circule de uma linha para a outra, assegurando a continuidade da via e o bondeamento é a conexão entre dois trilhos na via, a fim de facilitar a passagem da corrente elétrica. O circuito de via é um circuito elétrico que utiliza os trilhos da via como condutores entre os dispositivos de transmissão e de recepção, cujos limites são comumente estabelecidos por juntas isolantes e o coice da agulha é a extremidade oposta às pontas da agulha, região após a usinagem, onde é feita a conexão com o trilho de perfil normal. Existem parâmetros normativos obrigatórios para as conexões de sinalização ferroviária, destinadas às ligações de circuitos de via, reforço em circuitos de via e bondeamento de juntas, em vias não eletrificadas.

Da Redação – 

A sinalização ferroviária não é apenas útil para a segurança do tráfego que se aproxima ou o cruzamento seguro da ferrovia, mas também é crítica para a eficiência e funcionalidade dos trens. Com vários trens circulando nos mesmos trilhos a qualquer momento, os sinais são essenciais para controlar a mudança de trilhos e os trens que se aproximam, a fim de evitar colisões. A falha de sinal, que é um fenômeno comum, geralmente causa atrasos nos trens.

As primeiras tentativas de sinalização ferroviária utilizavam energia a vapor, uma bola de cobre e um mastro para sinalizar quando um trem estava pronto para partir. Quando a eletricidade se tornou mais amplamente disponível, um projeto de circuito ferroviário codificado começou a ser implementado como um meio de ativar os sinais quando os trens passavam por seções de trilhos que tinham caixas de circuito. Atualmente, existem muitos sistemas diferentes usados em todo o mundo para sinalização ferroviária, desde os antigos sinais de semáforos até os modernos sistemas eletrônicos de alta capacidade.

Há diferentes tipos de conexões para o funcionamento das sina...

Artigo atualizado em 23/05/2023 04:59.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica