Publicado em 18 jun 2024

A conformidade dos interruptores para aparelhos com cabos flexíveis

Redação

O interruptor para cabo flexível é aquele com o invólucro separado, destinado a ser conectado a uma alimentação e/ou a um aparelho ou equipamento, por meio de cabo flexível que pode entrar no invólucro do interruptor em qualquer direção e pode estar alinhado com o invólucro. O desmontável é o interruptor no qual a abertura do invólucro proporciona o acesso aos bornes e os condutores externos podem ser substituídos e o não desmontável é o construído de modo a formar uma unidade completa com o cabo flexível após a conexão e montagem, e que os condutores externos não podem ser substituídos sem inutilizar permanentemente o interruptor. Há especificações normativas que se aplicam aos interruptores para cabos flexíveis para aparelhos (mecânico ou elétrico), acionados pela mão, pé ou para utilização em outra atividade humana para acionar ou comandar os aparelhos elétricos e outros equipamentos para uso doméstico ou análogo, com tensão nominal não superior a 250 V e corrente nominal que não exceda 16 A. Estes interruptores são destinados a ser manobrados por uma pessoa, por intermédio de um elemento de manobra ou acionando uma unidade sensível. O elemento de manobra ou a unidade sensível pode ser integrado ou separado do interruptor. A emissão de um sinal entre o elemento de manobra ou unidade sensível e o interruptor pode ser efetuada fisicamente ou eletricamente, como, por exemplo, elétrico, óptico, acústico ou térmico. Abrangem também a manobra indireta do interruptor quando o funcionamento do elemento de manobra ou unidade sensível é assegurado por um comando à distância ou por uma parte de um aparelho ou equipamento, como uma porta por exemplo.

Da Redação – 

Os interruptores para cabos flexíveis, exceto os acionados com o pé, são ensaiados no tambor rotativo indicado que deve possuir uma largura não inferior a 275 mm, mas a largura real deve ser tal que a queda livre do interruptor equipado com os condutores flexíveis especificados seja assegurada. Uma só peça por vez é ensaiada no tambor.

Os interruptores desmontáveis são equipados com os cabos flexíveis com a menor seção e um comprimento livre de aproximadamente 50 mm. Os parafusos dos bornes são apertados com dois terços do torque especificado na norma. Os interruptores não desmontáveis são ensaiados como entregues, sendo os cabos flexíveis cortados com um comprimento livre de aproximadamente 50 mm.

A amostra cai de uma altura de 50 cm sobre uma placa de aço de 3 mm de espessura, sendo o número de quedas de 1.000, se a massa da amostra sem o cabo flexível não for superior a 100 g; 500, se a massa da amostra sem o cabo flexível for superior a 100 g, porém inferior a 200 g; e 100, se a massa da amostra sem o cabo flexível for superior a 200 g. Faz-se girar o tambor com velocidade de 5 rotações por minuto...

Artigo atualizado em 19/06/2024 03:00.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica